sábado, 19 de setembro de 2015

Pesca da sardinha A. Municipal de Lagos exige ao governo medidas contra o fim da pesca da sardinha!




Assembleia Municipal de Lagos “Exige do Governo que adote as medidas necessárias para uma real monitorização da pesca da sardinha”


A Assembleia Municipal de Lagos reunida em Sessão Ordinária, no dia 14 de setembro de 2015, aprovou, uma Moção onde exige ao Governo o alargamento das possibilidade de captura e reforços dos apoios à pesca da sardinha. “No dia 28 de agosto, a Associação Barlapescas esgotou a sua quota anual de captura da sardinha (728 toneladas) atribuída para 2015. Das mais de 50 mil toneladas de sardinha que eram capturadas há alguns anos atrás no País, Portugal esteve este ano limitado a 13 mil toneladas, sendo que só para a indústria conserveira nacional são necessárias mais de 30 mil toneladas.
Foto de Assembleia Municipal de Lagos.
Esta limitação afeta ainda, no plano nacional, a atividade de mais de 2.000 pescadores e de cerca de 150 embarcações, levando muitos dos homens do mar e empresas a uma situação de grandes dificuldades.
A política que tem vindo a ser desenvolvida nos últimos anos, de abate de embarcações, de redução do peso da pesca na atividade económica do País, de inteira submissão às imposições da União Europeia, deixa antever, quando em pleno verão o País deixou de capturar sardinha, uma séria ameaça à continuação da pesca do cerco, seja no Algarve, seja no resto do País.
Lembramos que em 22 de agosto passado se reuniram em Peniche os Municípios de Matosinhos, Figueira da Foz, Nazaré, Peniche, Setúbal, Sesimbra, Sines, Portimão, Loulé e Olhão, em que referiram, nomeadamente, que deve ser aumentada a possibilidade da captura de sardinha ainda em 2015 de forma controlada e sustentada, e igualmente que devem ser criadas medidas de acompanhamento para responder à interdição de pesca e imobilização das frotas a partir de agora.
pesca da sardinha
Não há economia do mar sem pesca, sem pescadores e sem se assegurar o rendimento desses homens de grande coragem, que todos os dias arriscam a vida no mar para ganhar o seu pão e abastecer o País. Perante esta situação, a Assembleia Municipal de Lagos, reunida a 14 de setembro , delibera:
1 – Exigir do Governo que adote as medidas necessárias para uma real monitorização pelo Estado Português da quantidade de sardinha nas nossas águas (seja no Algarve, seja no resto do País) deixando de ficar dependente da opinião de instituições estrangeiras e que nada têm a ver com os interesses nacionais.
2 – Exigir do Governo que tome também outras medidas estruturais que garantam o rendimento dos pescadores e armadores e o desenvolvimento desta atividade produtiva, criando emprego, diminuindo a nossa dependência externa e assegurando o abastecimento de pescado não só para o consumo pela população, mas igualmente para a indústria conserveira nacional, evitando a atual importação de sardinha vinda de Espanha.
3 – Declarar a sua solidariedade para com as posições assumidas pelos 10 Municípios na sua reunião em Peniche em 22 de agosto passado.
4 – Dar conhecimento desta deliberação ao Presidente da República, ao Governo, aos 10 Municípios da reunião de Peniche, à Barlapesca, ao Sindicato dos Pescadores do Sul e aos órgãos de comunicação social.”
Noticia retiradas do Algarvepress on line 

Nota do Olhão Livre: É de louvar esta iniciativa da A.Municpal de Lagos em defesa dos pescadores, pena  que os deputados da  A.Municipal de Olhão não tenham tomado medida semelhante pois Olhão, é um  dos maiores portos de pesca de Portugal,e como dizia António Pina e o PS em Olhão em 1º Lugar estão as pessoas mas pelos vistos os pescadores não fazem parte dessas pessoas, e por isso são desprezados e abandonados pelo presidente pelos vereadores e até pelos deputados municipais.
Como afirmou Arnaldo Matos;Os pescadores devem continuar a pescar mesmo contra a vontade do governo e da União Europeia.
O  nosso mar está cheio de sardinhas, prova disso é que a frota espanhola continua a pescar sardinha nas nossas costas e a  vender em Portugal.
Rua como governo vende pátrias de Coelho/ Portas,e de todos os traidores que se calam,perante essa invasão do nosso mar pela frota espanhola, para pescar sardinha que os pescadores portugueses estão proibidas de pescar!

1 comentário:

Anónimo disse...

Miseravelmente traídos e colonizados - realidade incontornável até quando?