terça-feira, 1 de setembro de 2015

SARDINHA: MINISTRA INCOMPETENTE E DUVIDOSA!

A evolução dos acontecimentos em torno do fim anunciado da pesca da sardinha, vem mostrar a incompetência e deixa-nos muitas duvidas quanto à honestidade politica da Ministra da Agricultura e do Mar. Se não vejamos:
Em Janeiro de 2015, num excelente artigo da autoria de Arnaldo Matos, era dado a conhecer a todas a quase todas as associações de armadores e pescadores ligadas à pesca de cerco, a forma como o governo deixou perder premeditadamente o rotulo ecológico conquistado em 2010 com a certificação MSC (Marine Stewardship Council). Ver em http://www.lutapopularonline.org/index.php/pais/104-politica-geral/1464-pescadores-sem-sardinha-e-sem-salario
Em 2012, França , Itália, Espanha e Alemanha, numa conjugação de esforços dentro da UE lograram que nos fosse retirada a certificação MSC e passaram à denominação de sardinha Ibérica, designação essa que legitima o roubo da nossa sardinha para a dar aos rapinadores franceses, italianos e espanhóis, que utilizam outro tipo de artes que não a tradicional e sustentável arte de cerco.
Como resposta, concertada ou não, tentando justificar a incompetência, a leviandade com que a ministra Cristas, capitulou perante o directório politico-.mafioso que dirige a UE a este propósito, o governo e o seu instituto IPMA, arranjaram um tempo de antena na RTP1, para proceder à apresentação de um vídeo com o qual contavam preparar a opinião publica para o fim da pesca da sardinha por pescadores portugueses. Ver em <iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/HVxJlowqU-s" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Entretanto aqui no Olhão Livre, a 20 de Julho, dávamos a conhecer a monitorização levada a cabo pelo IPMA no ano de 2014, na costa portuguesa e até ao Golfo de Cadiz (Espanha). Ver em http://www.ipma.pt/export/sites/ipma/bin/docs/relatorios/pescas.mar/CampDEPM-PELA-2014.pdf
Dessa monitorização, pode concluir-se que o estado do stock de sardinha era médio, isto é a quota para 2015, deveria manter-se inalterada para o ano de 2015.
Mais uma vez, respondendo, a responsável pelas monitorizações, concede uma entrevista à TSF, a 22 de Julho, em que reconhece que o stock da sardinha na costa portuguesa, crescera mais de trinta por cento.Ver em http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=4692896
Vem agora saber-se que o secretario de estado do mar, em resposta ao parecer do ICES que recomenda a redução da quota para o ano de 2016 em 90%, informou que mesmo que a captura de sardinha atingisse as 30.000 toneladas no próximo ano, o stock, continuaria a crescer 2%. Ver em http://www.sulinformacao.pt/2015/08/pescadores-dizem-que-ha-sardinha-suficiente-para-aumentar-quota-em-2016/
Sob a forte e justa contestação e revolta do sector, pescadores e armadores, a ministra assassina da pesca de cerco, chorando baba e ranho junto da sua homologa espanhola, queixou-se que afinal os estudos continham erros, ficando nós saber se para mais ou para menos. Ver em http://observador.pt/2015/08/28/apanha-da-sardinha-governo-portugues-diz-que-parecer-cientifico-tem-erro-de-metodologia/
A ministra esqueceu-se por completo que as monitorizações estão a cargo do IPMA, instituto que depende do seu ministério e que elas apontavam para um crescimento do stock e não para uma redução.
A decisão é politica! Tentar culpar os técnicos, que até foram de certa forma algo colaboracionistas, talvez por medo de perderem o emprego, como a ministra fez, mostra toda a sua incompetência.
A questão principal não está no stock mas na forma como é pescada a sardinha e a exigencia teria de ser precisamente que todos, mas todos, fossem obrigados a obter a certificação MSC, como garantia de um futuro para a pesca da sardinha.
Mostra também este episódio, a forma como a UE se posiciona face ao Código Para uma Pescaria Sustentável, feito no âmbito da FAO, e em seu lugar passa a defender apenas os interesses de saque e rapina das riquezas dos países que estão na cauda do desenvolvimento.
A UE, não é solução, mas sim a causa da degradação de todo o sector produtivo como forma de nos obrigar a importar aquilo que podemos produzir e com o qual nos obriga a criar a divida dos nossos tormentos.
A solução para o sector produtivo, para o desenvolvimento do nosso Povo, passa assim pela saída da UE, do Euro e do Não Pagamento da Divida.

4 comentários:

António Ventura disse...

Então e sobre a criação de um centro de receção para os asilados sírios?
Não emite nenhum artigo no seu blog?

Anónimo disse...

como é estranho os pescadores á dois meses diziam- Moh nah pexe nenhum.
hoje dizem - Ta sardinha em monts deh
parece que tudo é um jogo de interesses pois a ministra garante vinte e poucos euros diarios á malta. mas a malta nao quer e a ministra nao entende porque?
entao eu explico.
esses vinte e poucos euros que a ministra dá são relativos ao que a ministra julga que os pescadores ganham mas no mar maior parte do ganho nao vai á folha de ordenado dai eles acharem pouco, é que 20€ ganham eles diariamente so como balde de sardinhas que trazem para vender na porta da lota e a amigos , restaurantes etc...
se so no balde eles ganham 20€ como iriam aceitar o subsidio.
nao vou dizer como alguns disseram que eles ganham balurdios, mas basta pensarem se negas 600 sem trabalhar nem arriscar a vida no mar é sinal que ganhas muito mais...
quanto a dizerem que a cavala está barata, é uma questao de meterem cotas na cavala como meteram na sardinha e vao ver que o preço sobe logo, porque a cavala está barata porque os pescadores trazem com fartura entupindo o mercado,se trouxerem menos o preço subia logo.

Anónimo disse...

Esta história da sardinha apenas vem confirmar aquilo que já muitos vinham pressentindo: "A perda da nossa própria soberania nacional". Já não somos donos dos nossos mares, dos nossos territórios, das nossas maiores empresas, a nossa soberania está já demasiado debilitada e limitada pelas imposições de Bruxelas e dos seus grandes interesses económicos que, cada vez mais nos vão asfixiando.
Já agora gostaria de deixar no ar uma pergunta que o comentador António Ventura Faz atrás sobre a criação de um centro de receção para os migrantes, conforme foi já noticiado nos órgãos de comunicação social e a pergunta é apenas esta:
Hoje, dia 02/09/2015, na abertura do noticiário do canal 1 da RTP foram mostradas imagens de uma reunião, supostamente na Câmara Municipal de Olhão, onde estiveram presentes o Presidente da Câmara, os restantes vereadores, inclusive da oposição, representantes da Cruz Vermelha, o presidente da União das freguesias de Moncarapacho e Fuseta, António Pina (Pai do Presidente da Câmara) e mais algumas personalidades que já não consegui identificar mas todo o poder político executivo estava lá. Ora, uma matéria desta importância não deveria ter sido objeto, em primeiro lugar, de uma abrangente discussão interna nos diversos partidos políticos com representação na Câmara? Pelos vistos, no que toca ao partido socialista nenhum dos seus dirigentes foi ouvido, nenhuma reunião foi convocada para debater tão importante assunto e, sito só demonstra, uma vez mais, o desprezo com que o Presidente da Câmara António Pina trata os próprios dirigentes do seu partido que, assim, foram e têm sido completamente marginalizados quer nesta matéria quer em outras de relevante importância para o concelho. Um dia destes ninguém se deverá surpreender quando os dirigentes do partido socialista de Olhão, provavelmente, se pronunciarem contra a recandidatura deste presidente que ostensivamente marginaliza e afronta os dirigentes locais do seu próprio partido, pondo em causa uma participação ativa destes com vista a decisões e soluções prejudicando, assim, de forma grave, o desenvolvimento do concelho de Olhão.

António Ventura disse...

O pobre anónimo de 2 de setembro de 2015 às 08:30 sentou-se rejeitado pelo seu partido...
É chato andar com as bandeirolas durante a campanha e depois não ser tido nem achado neste assunto...