quinta-feira, 30 de junho de 2016

FUZETA: BANDEIRA COR DE CACA!

2016-163-hastear-bandeira-azul-e-dourada-2000px-150ppp-5

A imagem acima foi retirada de http://www.cm-olhao.pt/destaques2/1910-bandeiras-de-qualidade-ambiental-hasteadas-nas-praias-de-olhao, onde poderão ler o texto que só demonstra quanto valem as entidades publicas quando estão em causa, determinados interesses.
Há mais de quinze dias, no minimo, que está interdita a apanha de ameijoa-boa ma Fuzeta-Ria por contaminação microbiológica como se pode ver em http://www.ipma.pt/resources.www/transf/biotoxinas/rb_bivalves_240616.pdf.
Para quem não sabe a interdição é decretada pela elevada presença de ecoli na carne dos bivalves. A presença de ecoli na carne dos bivalves é determinante para a classificação das zonas de produção, sendo que mesmo nas zonas classificadas como C, é autorizada a sua apanha desde que sejam transferidas para uma zona de transposição a fim de serem submetias a um período de quarentena. Para decretar uma interdição, em principio, é porque o nível de contaminação poderia determinar a desclassificação em classe D.
A razão desta contaminação está associada à estação elevatória junto ao empreendimento Viver a Ria, que há meses é objecto de uma intervenção do tipo da Igreja de Sª Engrácia, isto é sem fim à vista. Quando as bombas não conseguem dar conta do recado, porque sub-dimensionadas, a porcaria sai no colector nas traseiras do Delmar.
Claro que não convém, às entidades publicas falar nestas coisas, ainda que estejam a prejudicar os produtores de bivalves, o parente pobre no meio desta cagada. Mas serve às mil maravilhas para a venda dos apartamentos do Delmar, do hipotético comprador dos terrenos do Loteamento do Porto de Recreio, e do Viver a Ria do ex-presidente da Câmara Municipal de Faro, Luís Coelho. Ambos os empreendimentos em terrenos do Domínio Publico Marítimo e à revelia daquilo que são as Servidões Administrativas e sem ter feito a prova do reconhecimento da propriedade privada.
Se houve ou não corrupção, é coisa que não sabemos, mas cada um, é livre de pensar o que lhe der na real gana.
Mas pergunta-se, se com tão elevados niveis de ecoli, a Fuzeta-Ria podia ostentar a Bandeira Azul?
Se as entidades publicas tivessem à sua frente, gente vertical e séria, aquela bandeira já tinha sido arreada, mas fica a sensação que o Pina e o Sebastião Braz Teixeira já foram ao "Perdoa-me". 
Uma coisa é certa, para fins turísticos tudo é admissível, mesmo que isso ponha em causa a saúde das pessoas, mas já para a apanha de bivalves é que não, que isso pode dar alguma dor de barriga.
E se fossem todos beber daquela agua, não seria melhor?

15 comentários:

Anónimo disse...

Uma autêntica vergonha aquela Bandeira Azul içada!
Será que os interesses dos especuladores imobiliários estão em 1ºlugar que a saúde publica?

Anónimo disse...

aquela bandeira fois dada atroco de umas estadias para os camaradas, pois em olhao nao existe nenhuma zona onde a agua nao esteja poluida, a prova disso é que na ria nao ha zonas classe A nas bivalves pois se nao serve para comer tambem nao serve para banhos pois eu ao dar banho a agua sempre contacta com a boca e partes genitais ou seja ha sempre contagio,so é zona A na costa mas como essa é uma falsa zona A pois so foi dada classe A porque os baroes do marisco dizem que a conquilha nao aguenta o tempo de depuracao, entao por isso lhe deram A mas resultado sao classe A mas estao sempre fechados pois as analizes revelam que estao improprias.

Anónimo disse...

Brincam brincam coma saúde publica sem medo das consequências?esquecem-se que nessa Praia dos Tezos na Fuzeta há crianças que foram contaminadas por bactérias que ainda hoje sofrem por isso?

Anónimo disse...

Eu cá convidava essa gentinha TODA que está na foto para um mergulho de maré vazia nessa Praia de Bandeira azul!
Os bicos nas pernas das crianças fazem valado mas essa gente que aparecena foto não se incomoda pois não se banha nessa agua porcas e contaminadas.

Anónimo disse...

Deixem a plebe falar, a Fuzeta tem de ser falada para venderem os apartamentos do ex presidente da CMFaro,construídos em Domínio Publico Hídrico.e em cima de uma linha de agua.

Anónimo disse...

meu caro amigo se estás mal muda-te e não venhas falar mal da terra dos outros. Ou será tudo inveja de não teres uma praia a menos de 10 minutos de casa? Para além disso nota que sempre que se aproxima a época do festival do Marisco de Olhão fica interdita a apanha do mesmo nesta zona. Será coincidência? Não acho.
O que está mal são os tais apartamentos que falas-te "Viver a Ria" que para além dessa treta vieram tapar a vista aos moradores do bairro, que agora em vez da ria têm apartamentos pretos como vista =)
Numa primeira instância está errado a construção desses tais "Viver a Ria" tão perto da Ria pois se algum dia houve uma elevação das águas de certeza que vão passar a viver literalmente na Ria =D

Anónimo disse...

ao anónimo das 17.35 este artigo não está a falar mal está simplesmente a alertar as pessoas sobre o perigo que correm e a conivência das autoridades em esconder esta triste realidade.
Sobre os prédios na Fuzeta temtoda a razão e os autores deste blog foram os poucosa que se opuseram e ainda não tinha começado a construção dosprédios se os moradores da Fuzeta tivessem tomates,e não tivessem ido nas conversa do chico caradura, se fossem lutadores como os antigos nunca tinham deixado construir em frente das casas do Bairro dos pescadores.

Anónimo disse...

Vou dar uns mergulhos todos os dias e o meu filho também e vejo a água limpa... Agora com a barra mesmo em frente a água é uma beleza

Anónimo disse...

o problema équnado a maré vaza, e a merda que vem do colector de esgotos implantado no leito da ria em frente ao DELMar onde era a Estação de tratamento.
mas o filho é seu por isso o comentador das 23 deve saber o que faz, mas sempre lhe digo que há crianças a sofrer doenças de pele apanhadas nessa Praia de Bandeira Azul.

Anónimo disse...

A conquilha do L8 (Olhão e Faro) está ainda com classificação de zona B. Fala-se muito do que não se sabe...

Anónimo disse...

A Fuzeta é só caca, desde as bolas de berlim requentadas até ás amejoas contaminadas.
Tenho pena é dos tolos que lá vão a praia, dar dinheiro a negociatas; o povo esse não é parvo e mais dia menos dias deixa de lá ir.
Eu nao vou ha anos, não vou dar dinheiro a gente mal educada para comer bolos do dia anterior e nadar no meio dos cagalhoes.

Anónimo disse...

Não venhas... Vai antes para Olhão que é só desdentados drogados e ladrões... Gente de merda

Anónimo disse...

É no mínimo engraçado, este fim de semana fui à praia dos tesos. E maior parte dos banhistas eram de Olhão, arrisco a dizer 90% eram de Olhão!!!
A praia está excelente, com maré cheia.
Com maré vazia, o banho já não é tão apetitosa.
Mas também não tenho ouvido nada relacionado com problemas por causa da agua!
Bem haja a todos...

Anónimo disse...

Meus caros,

Ao contrário de outros artigos aqui publicados, este não tem qualquer tipo de fundamento, pois as estações elevatórias na Fuzeta nomeadamente EE Mercado Fuseta e EE Fuseta Antiga ETAR são das elevatórias mais fiáveis do conselho, sendo completamento falso que as mesmas estão subdimensionadas, á EE no conselhos a entrar o Bypass quase diariamente e que pouco se referem os amigos da "ria formosa"

a.terra disse...

Ao último comentador, para agradecer o seu esforço de tentar explicar o inexplicavel e tão tardiamente. As analises apontam niveis de contaminação fecal, que na ausência de produção animal só pode ter origem em fonte humana, isto é, em ETAR, esgotos directos ou em EE, como diz.
Se a ETAR da Fuzeta foi desactivada, se não há esgotos directos, donde poderá ser senão das EE, por mais fiaveis que sejam? E desde quando sã assim tão fiaveis? Porque eu fiz um video com a tampa do colector no ar, levantado pela pressão da agua? Não me vai dizer que foi o autor do post que foi arrear o calhau para detrás do Delmar e contaminou essa zona da Ria.
Mas como parece saber muito do assunto, então dê láuma explicação para o que aconteceu ali?