quinta-feira, 2 de junho de 2016

OLHÃO: QUE ESCONDE O PRESIDENTE DA CÂMARA?

Como se tornou hábito, consultámos a pagina na internet da Câmara Municipal de Olhão à procura de novidades, mas o presidente da câmara, que é quem manda e deve responder pelos serviços, faz questão de esconder, o quê não sabemos.
No passado dia 31 de Maio comemorou-se o Dia Nacional do Pescador, mais um acto da propaganda do Poder Local, cujos resultados práticos, são nulos, mas ainda assim tece direito à publicação imediata.
Para nós, que temos muitas duvidas quanto à seriedade do presidente, há coisas muito mais importantes, como sejam as publicações das decisões com eficácia externa, mas aí verificamos que as actas das sessões de câmara terminaram no dia 16 de Março, ou seja, têm um atraso de dois meses e meio, como se pode ver em http://www.cm-olhao.pt/municipio/camara-municipal/documentos-assembleia-municipal.
As habilidades em contornar os problemas, são uma constante na gestão autárquica apesar de na vereação a maioria ser da "oposição", o que também quer dizer que tanto os representantes do PSD E CDU, são coniventes com a opacidade das decisões, nada fazendo para alterar a situação.
Sabemos que estão em curso grandes planos para o concelho de Olhão e que vão ser tomadas decisões à revelia dos munÍcipes. E isto quanto há muitas obras, aumentam as possibilidades de práticas menos honestas se não forem claras e transparentes.
A requalificação da Avenida 5 de Outubro, sobre a qual o vereador Eduardo Cruz tem feito particular pressão; a requalificação da zona ribeirinha da Fuzeta; o Plano de Pormenor da Zona Histórica; o loteamento do Porto de Recreio ou a rotunda das Quatro Estradas, para não falar noutras.
Porque a autarquia esconde mais do que deve, pondo-se a jeito para suspeições que a transparência eliminaria, sugerimos que as obras que mais mexem com o Povo de Olhão fossem submetidas a Referendo Local e não a uma mera discussão publica se e quando houver lugar a ela.
Estão nesse caso o Plano de Pormenor da Zona Histórica como a requalificação da 5 de Outubro, segredo muito bem guardado a sete chaves.
No caso da requalificação da 5 de Outubro, pode dizer-se que o jovem presidente, contando com a cumplicidade do Eduardo Cruz, pretendem, acabar com os dois sentidos naquela artéria, esquecendo os transtornos que por altura do Festival de Marisco todos os que acedem aos Mercados, sofrem; o fim do estacionamento no lado norte da Avenida, sem que se veja uma alternativa. Se o amarelo presidente da câmara e a sua muleta laranja se dessem ao trabalho de ir para a Avenida D. João VI em hora de ponta, constatariam que a 5 de Outubro é uma alternativa ao pára-arranca da ex-125.
Quanto ao "calçadão" em que pretendem transformar os jardins, pouco ou nada se sabe, tal o segredo que envolve essa operação e os interesses que se adivinham.Será um beneficio para os olhanenSes ou um prejuÍzo? Para o sector da restauração, sem duvida que será um beneficio, mas nem só da restauração vive a cidade. Será que os peões serão esquecidos como o têm sido até aqui?AH, já sabemos, o peão que vá para o outro lado da Avenida!
Percebemos o segredo embora estejamos contra, porque algo nos diz que vão surgir grandes negociatas, com o amarelo a mudar para azul.
Pela Transparência!
REVOLTEM-SE, PORRA!

7 comentários:

Anónimo disse...

Negócios de privados em prejuízo do povo de OLhão é essa a prática de um presidente que dizia em1º lugar as pessoas mas agora em 1ºlugar estão o negócio privado.
esperem pela pancada que em breeve vão ver o que quer fazer na zona ribeirinha já com freguês encomendado.

Anónimo disse...

A mudança de nome da E.N. 125 que atravessa Olhão foi um grande golpe do Leal e dos seus apaniguados entre eles o Pina pois o centro Comercial Ria Shoping não podia ser construindo à beira e aquela distância, de uma Estrada Nacional.
Claro que o golpe não foi inocente assim como inocente não foi o negócio do fim do Estádio Padinha onde quem ficou a ganhar menos foi o SCO que ficou sem património e sitio para treinar.as camadas jovens.
O caga tacos do PSD amigo e apoiante do Leal e do Pina, também alinhou nessa negociata.

Anónimo disse...

Essa medalha ainda vai dar muito que falar ai vai vai. pode uma engorda de ostras exóticas num Parque Natural como é a Ria Formosa, ser subsidiada pela União Europeia,quando é proibida a introdução de espécies exótica no Parque Natural da Ria Formosa?

Anónimo disse...

entao o secretario das pescas veio falar do simplex mas nao falou que falta 25 dias para terminarem as licencas dos viveiros e ficar tudo nas maos dos franceses , mas o estranho é que a 25 dias desse leilao nao se saiba nada de regulamentos e as assiciacoes andam todas caladas , pois como se diz cornos que dao dinheiro deixalos crescer, é so cabranagem essas associacoes...

Anónimo disse...

As associações comem todos no mesmo tacho.

Anónimo disse...

13.13.Para o anónimo de 3/6 das 08.51.-Associações que foram expulsas nunca comeram
do mesmo tacho e houve grande necessidade, da parte de alguem, em correr com elas
para que fizessem a macacada que temos hoje e que ainda agora começou.

Anónimo disse...

Anónimo das 11.27 tem toda a razão que não serve os interesses só tem um caminho a seguir rua, e já só falta 28 dias para o fim das licenças e nada se sabe sobre o assunto dos viveiros. Ninguem se manifesta se fosse as casas do Farol já estava na CMTV.