quarta-feira, 15 de junho de 2016

OLHÃO: FESTAS DA AMBIOLHÃO, À CONTA DE OTÁRIOS!


Junto com a última factura da agua e resíduos, veio uma cartinha do presidente da Câmara Municipal de Olhão, vangloriando-se da excelência da gestão da Ambiolhão.
Curiosamente, anteontem, porque a empresa municipal fez cinco anos, foi comemorado o seu aniversário com comes e bebes, não tendo sido convidado nenhum dos otários que alimenta esta parasitagem.
Para que os olhanenses percebam que há uma grande diferença entre o discurso do presidente e a realidade, decidimos publicar duas facturas, uma de Olhão e outra de Silves.
Enquanto que em Olhão optaram pela criação de um empresa, destinada a criar empregos para alguns amigos e camaradas, como o cunhado do Pina ou ainda a disfarçar as dividas da Câmara, de onde foram transferidas para a empresa municipal, Silves optou por manter os Serviços Municipalizados.
A agua é um bem essencial que deveria integrar a componente social da autarquia, não a transformando num negócio, como o fez a Câmara Municipal de Olhão, presidida pelo Pina.
Não é por acaso que a Câmara de Silves, presidida por outro partido, apresenta o tarifário constante da factura, metade do tarifário da Ambiolhão. É assim que enquanto em Silves por 5 metros de agua se paga o total de 8,59 euros, em Olhão, com 4 metros se pagam 17,86, mais do dobro.
As taxas pagas às empresas exploradoras em alta, das quais as câmaras são accionistas, são iguais em todo o Algarve, mal se percebendo porque as autarquias têm tarifários diferentes, utilizados por algumas delas para assaltar a carteira dos munícipes e pô-los a pagar a péssima gestão de anos.
A Câmara Municipal tinha uma divida de alguns milhões à Aguas do Algarve, embora os munícipes já tivessem pago as suas facturas, dinheiro que foi desviado para outras aplicações e satisfazer as vaidades politicas do partido que desde sempre governou a autarquia pelo que vir agora aplicar taxas como aquelas que são apresentadas são um autentico roubo.
Sempre defendemos e continuamos a defender a dissolução das empresas municipais, com municipalização dos serviços, muito especialmente no capitulo da agua e resíduos.
Vir o Pina ou qualquer outra personagem inventar dotes de gestão que não têm, a não ser através da aplicação de taxas gravosas, é seguir as politicas do governo de direita, retirando todos os recursos aos parcos rendimentos das pessoas, que no caso de Olhão, apresenta uma das mais elevadas taxas de desemprego e de rendimento mínimo de inserção do Algarve.
Passos Coelho não faria melhor, e o Pina teve um bom mestre.
REVOLTEM-SE, PORRA!

12 comentários:

Anónimo disse...

A muitas coisas que aqui se fala com razão e factos a que colocou este Post devia fundamentar com provas válidas por pelo que sei foram angariados fundos através de parceiros que trabalham para a empresa para que fosse possível efectuar tal festa a qual foi destinada ao funcionários que diariamente limpam a nossa cidade, desemtopem as nossas condutas e os que nos levam a água as nossas torneiras ou será que estas pessoas não merecem pelo esforço que fazem todos os dias para que se mantenha a nossa cidade ou estou errado??? Triste sim é ver cada um de nós não colaborar para m cidade mais limpa mais acolhedora mais tudo. Aqui só se fala em pagar isto é aquilo mas não se vê colaborar para que se possa ter mais qualidade de vida reciclar não se faz respeitar as horas de colocar lixos não se faz aqui apenas se faz críticas . A frase não devia ser revoltem se mas sim JUNTOS PARA UMA CIDADE MELHOR
Assim se faz nos outras cidades e países.

a.terra disse...

Meu caro comentador:
Nós não temos de fazer o jogo de ninguém e muito menos do Poder local.
Se alguma emprsa contribuiu com fundos para essa festa desconhecemos e nem somos obrigados a saber mas porque as finanças da Ambiolhão nos dizem respeito,gostariamos de saber se alguma dessas empresas é ou não devedora à empresa municipal. Isso sim, era importante saber e temos motivos de sobra para acreditar que as haja. E tambem sabemos como se fazem certas coisas numa autarquia e empresa municipal por forma que tudo bata certo!
O comentador mostra preocupação com a festa dita para os trabalhadores mas não revela nenhuma preocupação com o seu estatuto profissional, cm as suas condições de trabalho, ou com a forma como são explorados.
E porque mais azedo que esteja com a nossa postura, devo dizer-lhe que não será você quem gostaria de ter uma cidade melhor, um concelho prospero e desenvolvido. Concordo no entanto quando diz que a cidade mete nojo e não tenho qualquer pejo em reconhecer que há más práticas civicas no que concerne ao lixo, mas também não se vê da parte da autarquia intenção de melhorar. Basta ver que onde foram colocadas as ilhas ecológicas, houve uma boa mudança, mas até nisso levámos temps sem fim a pedir que s fizessem.
Quanto à questão de estarmosjuntos para uma cidade melhor, muito provavelmente o nosso conceito de "melhor" será diferente do seu. A critica não tem mal algum, pelo contrário, permite detectar erros e se houvesse vontade de os corrigir, quem detem o Poder, com humilde servidor do Povo, seria o primeiro a admitir o erro e procurar corrigi-lo. Mas estamos a falar de um Poder despota, ditadorial, que só se vê a si proprio e incapaz de um dialogo serio, frontal e honesto

Anónimo disse...

Eu como cidadao gostava que fizessem ou publicassem os artigos relativos as entregas de subsidios as associacoes porque enquanto uns tem 1000 euros anuais para festivais e afins outros ganham 3000 e ainda apoio a ir ao estrangeiro mas o porque de tanta diferenca se fazem igual representam igual e ou o que ganha menos sai mais para fora porque de tanta diferenca??? Alguem me sabe apresentar esses resultados???

Anónimo disse...

Tenho acompanhado o blog mas nunca vi neste blog uma das iniciativa para melhorar a nossa cidade vejo sempre algo pouco construtivo.
Quanto às questões de melhores salários e condições e verdade,mas quando se vê melhores condições o que se vê logo em seguida é não preservar o que se tem o zelar pelas coisas mais quanto a ordenados eu que sou um trabalhador de ordenado mínimo e com família e casa à pagar prefiro ter este que não ter nenhum ou me darem muito e depois não cumprirem.Sou Olhanense e quero ver a minha cidade evuluir.
DIGA ME QUANDO CONVOCA OS CRITICOS A FAZER AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO PARA UMA CIDADE QUE TEM RESPEITO PELO PROXIMO.LIMPEZA CIVISMO E PROXIMIDADER

Anónimo disse...

o comentador das 18.36 não deve saber ler. ou então é um dos lambe cus do presidente disfarçado de trabalhador de ordenado mínimo.
agora até vão criar um divisão de cultura para aumentarem um desses lambe cus.

mano Ze disse...

O que é que o sr. Primeiro Ministro (o legítimo) tem a ver com isto?

Anónimo disse...

O sr Palhaço das 23:32 deve ser um pouco ou de certo um ignorante, lambe cus era o sr noutros tempos mas se quer o meu contato eu posso lhe dar e falamos pessoalmente par o sr saber bem com quem fala e so me pedir que eu lhe forneço o contato e apos falar consigo identifico me no blog par o sr saber que não sou lambe cus
ao contrario de muito que se escondem em palavras na net.

Anónimo disse...

Para o meu comentário não entrar ontem vejo logo que este blog é uma mentira ou o Sr das 23:32 deve fazer parte do mesmo.

Anónimo disse...

"Os alquimistas sempre insistiram em que era na escória que os assopradores perdiam o que procuravam. Isso levou Einstein a concluir que descobrira a teoria da relatividade na procura por deus."
por isso em Olhão cada vez há mais assopradores de segredinhos 1º anjinhos e depois aumentozinhos.

Anónimo disse...

Vale a pena ler este texto de Bruno NOgueira e adaptar ao que se passa em Olhão.
Este texto merece e deve ser partilhado por toda a gente… o futuro deste país está comprometido pela indiferença de todos nós!

“Um nojo que cresce, e a vida como se nada fosse. Uma bola no estômago em forma de raiva, e vergonha, e tudo. Ricardo Salgado vê a sua caução ser reduzida para metade pelo Tribunal Central de Instrução Criminal. Dos antes 3 milhões, terá que pagar apenas um milhão e meio para limpar a sua vida que não tem por onde ficar mais suja. Na mesma semana, como nos filmes maus, fica a saber que a sua reforma vai triplicar para um valor de 90.000€. Isto num país que tem de encontrar moedas entre as almofadas do sofá para pagar o dia de amanhã”, escreveu o humorista na sua página de Facebook.
>>> “E a vida segue, e o sol nasce, e nada acontece. A impunidade a qualquer preço num país que não merece ser pontapeado desta maneira. A mer** que passa e acena a quem fica. O nojo que cresce. Mer** por todo o lado, e mais mer**. Merecíamos melhor. Merecíamos que a corrupção fosse punida por quem tem a responsabilidade jurídica e moral para o fazer. O país a ser defendido por nada. O que nos protege é um antibiótico que mata. Vítimas do BES com vidas destruídas por alguém que agora sai premiado. Mereciam melhor. É um país ao contrário, que já perdeu os sapatos, calça meias de cores diferentes e nada acontece. Amanhã tudo segue como ontem. Nada acontece a quem compra a liberdade nas traseiras de tudo. Assim é difícil acordar todos os dias. Assim é difícil não querer chamas e fogo e gritos. Feitas as contas, assim é difícil encontrar Portugal”
>>> Fonte: Jornal I
Texto de Bruno Nogueira

a.terra disse...

Ao madrugador comentador de hoje pelas 07:10
Se este blog é uma mentira, porque o frequenta? Não o chamámos, veio por sua vontade!
Nós não temos os seus horários nem sabemos da sua disponibilidade, mas a nossa, não nos permite que estejamos 24 horas de serviço para publicar comentários.
Quanto ao resto da conversa não passa de um fait-divers para desviara atenções da questão fulcral, que é a de se saber se a Ambiolhão tem ou não razão de existir. Para si terá, mas para nós não.
A gestão empresarial capitalista é incompativel com a função social da agua ou habitação. Sendo assim, a tendencia será para custos elevadissimos para as populações, de tal forma que muitas autarquias estão revendo as suas posições,procurando regressar à municipalização dos serviços.
Quanto ao que é melhor ou pior para Olhão, cada um terá o seu critério e ninguem está obrigado a andar a reboque de quem quer que seja.
Mas a sua postura de pretender que nos envolvamos em acções de sensibilização, claro que conta connosco, mas dentro da nossa perspectiva. Que tal começar pelos esgotos directos? Que tal olhar para a situação dos viveiristas? Que tal olhar para a situação da pesca de cerco? Que tla olhar para a situação de fome e miséria que grassa em Olhão?
Você terá as suasopções, mas nós temosas nossas. Se não gosta delas tem uma boa solução: énão participar!

Anónimo disse...

boa resposta a.terra os lambe cus tem o dinheiro aos montes seja para fazer programas como a OLhão TV que deu o berro programas trazer musica pimba lagartos e quim barreiros, dinheiro para relvados sintéticos não falta espectáculos Auditório a maior parte casa vazia ou só com espectadores com convite,mas o presidente e os pseudo vereadores não tem dinheiro para acabar como os buracos nas ruas e estradas e a com a merdas a sair aos borbotões no T naquela coisa que chamam Marina na Docapesca e na Horta da CMO.
Gostam de dizer OLhão tá na moda, até fingem que faelm há use dólhão mas é sópara enganar o freguês pois assimque podem despem a roupa de pescador e vestem os Armanis e Guccis mas a merda não para de envenenar a ria formosa.