quinta-feira, 23 de junho de 2016

ALGARVE: TRIBUNAL EUROPEU MULTA PORTUGAL POR INCUMPRIMENTO NAS AGUAS RESIDUAIS!

Ontem foi noticia, a multa aplicada a Portugal pelo Tribunal Europeu de Justiça por incumprimento do acórdão daquele Tribunal datado de 2009, como se pode ler em https://www.noticiasaominuto.com/pais/609749/portugal-condenado-a-pagar-3-milhoes-por-nao-tratar-aguas-residuais.
À época foram detectadas cerca de duas dezenas de aglomerações cujas aguas residuais não eram tratadas ou com tratamento insuficiente, estando entre elas Vila Real de Santo António.
No acórdão de 2009 fixava-se como prazo limite Junho de 2014, no entanto em Vila Real só foi possível concluir as obras um ano depois, razão para se manter a multa.
Aos mais distraídos, ou menos atentos a estas coisas, desde a denuncia até à decisão de submeter um Estado membro ao Tribunal Europeu de Justiça, medeiam alguns anos, com algumas advertências pelo meio.
No caso de Olhão, também em 2009, foi apresentada uma denuncia junto da Comissão Europeia que acabou arquivada com base na publicação de um Despacho conjunto das Secretarias de Estado das Pescas e do Ambiente, publicado em Fevereiro de 2014.
Deixamos aqui a foto do esgoto da Docpapesca em OLhão.
Naquele despacho, as Câmaras Municipais na área da Ria Formosa, estavam obrigadas em conjunto com a ARH, a proceder à monitorização das redes de aguas pluviais, por onde saiam e continuam a sair aguas residuais sem qualquer tratamento. Tal como se anotava a construção de uma nova ETAR, cuja conclusão estava prevista para estar em funcionamento já este ano.
Nada do que consta do despacho conjunto da seita de aldrabões do governo anterior se concretizou, excepto a monitorização das descargas de aguas residuais directas, mas da qual e apesar de apresentarem elevados níveis de contaminação microbiológica, nada resultou.
Ainda ontem, cerca das 13:30, um cano existente no canto norte/nascente do Porto de Pesca de Olhão saía um liquido esbranquiçado, que se presume ser uma descarga ácida, poluente era de certeza, sem que as autoridades tomassem qualquer iniciativa para a descoberta dos autores da descarga.
Carlos Martins, vereador da Câmara Municipal de Olhão, com o pelouro do ambiente, estava no Porto e quando convidado a ver a cena, fugiu a sete pés.
 
Tanto quanto sabemos, também o Parque natural da Ria Formosa ficou de mandar alguém para verificar in locco o que se passava. Já vai alguém, foi a resposta, Hoje ainda ninguém tinha aparecido.
E a bófia marítima? Desses nem vê-los. A poluição para a Policia Marítima é apenas a provocada por hidrocarbonetos.
Foto do esgoto da dita Marina em frente ao Hotel Real Marina, uma bela propaganda de atração turistica para para OLhão.
Temos o despacho dos aldrabões e temos também a monitorização parcial das descargas directas, pelo que temos de encarar a possibilidade de fazer nova queixa para a Direcção Geral do Ambiente da União Europeia.
Onde param os 500.000 euros que o Pina dizia ter em Novembro de 2013 para resolver o problema dos esgotos directos?
Foto do esgoto Tóxico do T situada a 60metros da Capitania do POrto de OLhão e a 50 metros da Sede do IPMA emOLhão.

8 comentários:

Carlos Alves disse...

Toda essa canalhada da Câmara de Olhão e afins, têm todos uma coisa em comum, a subserviência á burguesia, digam eles que são PSes, Bloco de oportunistas, ou militantes do revisionismo do tio Jerónimo, portanto nunca o povo nada pode esperar desses trastes.

Anónimo disse...

Isso são tudo foto montagens pois o Pina já acabou como todos esses esgotos ou então isso só podem ser fotos do tempo do Francisco Leal.
António Pina é o despoluidor da Ria Formosa.devia ser homenageado com uma medalha de Graua da Caca!

Anónimo disse...

em olhao nao ha poluicao nem esgotos para a ria voces sao todos uns metirosos que difamam o senhor presidente as licenas...
as licencas dos viveiros acabam este fim de semana ou seja para a semana toda gente pode ir mariscar nos viveiros porque legalmente sao terrenos livres, pois nao existe licencas validas sobre esses terrenos, mas disto niguem fala esta tudo calado
e ja agora a agua negra que corre nao é esgoto é pitrol olhao cidade rica ate jaga pitrol julgo que entendem a ironia

Anónimo disse...

Hoje dia 24 de Junho de 2016, logo de manhã cedo a vergonha do esgotos da docapesca em Olhão continuava.
Porque razão policia marítima e o SEPNA da GNR não actuam o Daniel do Parque disse ontem a alguém que fez queixa que ia mandar um guarda da natureza tomar conta da ocorrência mas até a esta hora não apareceu ninguém,devem estar todos na maré.
se a PJ investigasse a sério os negócios do Parque muito gente ia presa por isso fingem que não vêem a poluição.

Anónimo disse...

o PIna é um aldrabão de 1ª pois afirmou à BOCA CHEIA QUE TINHA ACABADO COMOS ESGTOS DA DOCA E O VENENO CONTINUA A DESAGUAR NA DOCA.

Anónimo disse...

Eu tenho viveiros e vejo quase sempre os dois irmãos da ilha no viveiro, eles estão-se a cagar para o serviço querem é o ordenado.

Anónimo disse...

E andam os outros dois armados em policias e palhaços qualquer dia apanham é uma passada para não se armarem em espertos e deixarem a malta desenrascar também te família com fome.

Anónimo disse...

Os homens dos talhos não passaram mais facturas ao EMPREGADO DO pARQUE natural da Ria Formosa, pois os dois camaleões comeram mais carne do que todos os ciganos de Olhão.
Qual o motivo porque as entidades judiciais competentes não fazem investigagação a um facto de conhecimento publico. Será o Leal que não autoriza?Se é o Leal faz muito bem
porque estamos a começar a conheçer a bagunça dos grandes ordenados, fora o resto,que
determinadas pessoas recebem neste Pais.Parabéns ao Leal se não autoriza A JUSTIÇA a
actuar. Alguem o pode impedir? a "REPUBLICA DE OLHAO" continua a ser independente. O
primeiro olhanense que não concorde que o diga.