sexta-feira, 3 de junho de 2016

ALGARVE: PRESIDENTE DA CCDR DESPEDIDO!

O ministro que tutela a Comissão de coordenação e Desenvolvimento Regional, despediu, tal como já tínhamos anunciado. o respectivo presidente da CCDR Algarve.
Não é que sejamos defensores do mesmo até porque a forma como foi elaborado o concurso que lhe permitia estar quatro anos à frente daquele organismo, deixou muito a desejar, mas porque estas mudanças não trazem qualquer beneficio para o Estado e menos ainda para as populações,obviamente temos de estar contra.
Desde logo porque as leis estão hierarquizadas, com o Parlamento a produzir Leis, os Ministros Decretos, os secretários de estado portarias, o papel destinado aos directores gerais ou equiparados a emitirem despachos e cabendo aos restantes responsáveis a elaboração de circulares normativas e interpretativas, subordinando-se as orientações no respeito pela hierarquia legislativa. Qualquer outra forma de organização do Estado, é o abrir a porta à criação de contra poderes, dentro de próprio Estado.
Aliás o próprio Estado, é uma estrutura hierarquizada.
O que acontece é que, nos partidos do arco do Poder, não está enraizada a cultura da responsabilização e em regra, não é retirada a confiança politica aos nomeados por si no exercício do Poder a não ser que haja um escândalo que só um cego não pode ver. Assim, desde que indicados pelo partido no Poder, podem cometer todos os actos de branqueamento, especialmente os dos seus comparsas de partido e amigos, cometer até crimes de corrupção pelos quais possam ser indiciados, que só após sentença transitada em julgado, poderá ser, e nem sempre o é, retirada a confiança politica.
Neste contexto, tanto faz nomeações ou destituições, são meros actos da partidarização do Estado, do controlo absoluto e abusivo da administração publica, sem qualquer beneficio para as Regiões e para os seus Povos,mas que servem, única e exclusivamente, para criar verdadeiros tachos para os seus comparsas. Tudo para eles e nada para o Povo.
As pessoas devem despertar para a dura realidade da distorção das regras da democracia e subversão dos valores e princípios que devem nortear a administração publica, que deveria estar ao serviço do Povo e não da alcateia que consome os nossos recursos, distribuindo-os entre si.
Já chega de manigâncias!
REVOLTEM-SE, PORRA!


4 comentários:

Anónimo disse...

perfilha-se a Rainha do Sabá para o lugar, do despedido, pois durante toda a sua carreira beneficiou tanto os lobies do PS como os do PSD.
ate porque até agora tem tido cargo importante na Ria Formosa.

Anónimo disse...

Ainda bem que fosse a Eng. Valentina Calixto, para por as ilhas na ordem e acabar com as casinhas, e deixar os camaleões com mais espaço livre.

Luis Fernandes disse...

Desde já quero dar os meus parabéns aos autores do blog Olhãolivre pela transparência e informação que presta. Concordo que a administração pública deve ser liderada pelos melhores e não por "boys", pois só assim poderá melhorar o serviço público e a gestão da coisa pública. Não sou de Olhão mas enquanto cidadão participativo e exigente revejo-me em muitas das vossas posições. Votos de bom trabalho e bem hajam.

Anónimo disse...

"As pessoas devem despertar para a dura realidade da distorção das regras da democracia e subversão dos valores e princípios que devem nortear a administração publica, que deveria estar ao serviço do Povo e não da alcateia que consome os nossos recursos, distribuindo-os entre si." Obviamente que O OLHÃO LIVRE tem toda a razão tal como o estado de alma de alguém que desabafou " Esta não é a República de Abril. Abril tinha outra utopia, outra beleza,outra dimensão, outro sentir. Nem República é, dado que essa é feita por grandes senhores. Isto é a continuação do Salazarismo tosco, travestizado de democracia, de um país sem graça, sem alegria,de pulhas a saltar com pulgas na areia da costa."