segunda-feira, 13 de junho de 2016

OLHÃO: A VIGARICE DAS AVALIAÇÕES DO LOTEAMENTO DO PORTO DE RECREIO

O presidente da Câmara Municipal de Olhão não nos consegue surpreender, nem nas trapaças que faz, como esta das avaliações do loteamento do Porto de Recreio de Olhão. Porque será? A cada dia que passa, se acentuam os indícios de potencial candidato a corrupto mor do reino.


De acordo com elementos fornecidos pela autarquia, foram três as avaliações feitas, qual delas a mais aberrante, embora saibamos que a que é feita pelos técnicos da câmara esteja sempre condicionada pelo mandante.
Em todas elas há um traço comum, que é o preço médio por m2 dos fogos em frente de mar e de qualidade superior, tal como se anuncia. Não sabemos, nem imaginamos onde foram descortinar os valores apontados, mas porque também fazemos as nossas pesquisas, encontrámos esta pérola http://imoveis.mitula.pt/apartamentos-frente-parque-olhao que nos diz que o preço por m2, nestas condições, é de 4.811,03 euros/m2, o que contrasta e de que maneira com os 1.650 apontados. E este números são da máxima importância, se tivermos em conta que na sua totalidade, os lotes 2 e 3, permitem a construção de 21.400 m2. Assim qualquer diferencial de 100 euros, traduz-se em dois milhões, cento e quarenta mil euros. Se multiplicarmos isso por varias vezes, imaginem os nossos leitores, a golpada preparada.
Por outro lado mal se compreenderá, que se faça um atacado da totalidade dos lotes quando na verdade o que vai ser alienado, são os lotes 2 e 3. Essa operação pretende fazer baixar o valor deste dois lotes, para beneficiar o possível comprador, que muito provavelmente veio à reboleta de Braga até embater no bate-estacas e deixou-se ficar pelo concelho de Olhão, onde há muitas oportunidades de negócio e boas amizades na Câmara.
Mesmo para os mais cépticos do Olhão Livre, as imagens acima falam por si e dizem bem da vigarice, da aldrabice e dos indícios de corrupção que pairam sobre  Loteamento do Porto de Recreio.
Desde logo, porque a avaliação em causa deveria estar feita em papel timbrado da empresa, devidamente assinado e carimbado. Mas nada disso, mais parecendo que a gestão autárquica o foi achar no balde do lixo dos sanitários municipais.
Também a identificação do loteamento está mal feita, com confrontações que não sabemos terem sido tiradas do Cerro da Cabeça.
Mas mais interessante, se os nossos leitores se derem ao trabalho de ler o último paragrafo da 1ª imagem e vão ver que afinal o loteamento é composto por 21 lotes, numerados de 1 a 21, estando em avaliação apenas os lotes nº 3 a 20, destinados à construção de habitação colectiva com um piso abaixo da soleira e 5 pisos acima da soleira e o lote nº 21 destinado a estacionamento publico colectivo de dois pisos, em cave...
Quer isto dizer que este documento foi objecto de falsificação, já que se trata da avaliação feita há mais de dez anos, para o loteamento inicial se não mesmo antes, e ao qual foi adulterada a respectiva data. Também a diversidade do tipo de letra utilizado, é outro indício do martelanço que aqui vai.
Posta a questão desta forma tão simples e demonstrativa da grande golpada, dispensamos-nos de fazer mais juízos sobre as "virtualidades" destas pseudo avaliações.
Não nos espanta que PS e PSD, duas faces da mesma moeda do clientelismo político e da corrupção, aprovem estas vigarices, mas já achamos estranho como os representantes da CDU alinham num cambalacho destes, que só beneficia os bolsos dos gulosos mas defrauda o erário publico.

3 comentários:

Anónimo disse...

Qual a diferença do vereador da CDU e dos vereadores do PSD em OLhão??? Na minha maneira de ver as coisas é 0 ZERO!!!!
por essas e por outras é que OLhão está cada vez mais abandonado com as ruas esburacadas as casas em ruínas a cair em cima da cabeças das pessoas e os vereadores todos felizes com as festas e festarolas que a CMOlhão não pára de fazer agora vem aí o Quim Barreiros MAMAR 12 500€ do nosso dinheiro, mas dinheiro para acabar com o esgoto do T da Doca e da Marina não há!
Essa gente devia ser corrido a tacada de xoxa de velha mas até essa espécie está em extinção devido à poluição dos esgtos e das ostras exóticas vindas de França que o Amigo da pandilha traz à toneladas.

Anónimo disse...

Tenho para mim que este blog existe para que Olhão continue parado no tempo, a envelhecer e a cair de podre cheio de dejectos caninos pela cidade.
Se alguém pretende investir no progresso de Olhão, dinamizar a economia, fomentar emprego direto e indireto, contribuir com milhões de euros em impostos e receitas direta e indiretamente encontra um mar de dificuldades.
Esse preço do m2 que o senhor fala não é sério nem verdadeiro.
Esse preço nem sequer é o de venda, é o de revenda seguramente de alguém que adquiriu esses imóveis já depois de construídos e pretende agora lucra com nova venda.
O preço de custo do m2 antes de construir está indiscutivelmente muito mas muito abaixo daquilo que qualquer pessoa se lembre agora de o fazer porque pretende ganhar dinheiro num imóvel que adquiriu.
Seja sério se quer apelar á transparência

a.terra disse...

Meu caro comentador das 11:30
Se a cidade está a cair de podre, a responsabilidade é unica e exclusiva da câmara, porque o RJUE dá-lhe poderes suficientes para intervir, de tal forma que é proibido deixar degradar.
Os dejectos dos cães é um problema de civismo de cidadania, ou melhor dizendo, da falta dela.
Já quanto fala nos milhões de impostos directos, deve estar equivocado, quando muito, poderá dizer que o IMT, é muito elevado, mas isso é com a Câmara.
Quando ao preço dos apartamentos, não fui eu quem os publicou mas sim um site de alojamento de imobiliárias e ao contráriio do que diz, não se trata de uma revenda, mas da venda directa do promotor.
E também não dissemos que o custo de construção era aquele; o que dizemos, é que por cada cem euros a mais na venda por m2, gera um lucro superior dois milhões.
Ou seja, qualquer venda superior a 1650 euros/m2, por cada cem euros a mais, são dois milhões que favorecem o promotor. Ora o comentador deve saber que ali ao lado no Marina Village, os apartamento estão a ser vendidos a 1950 euros/m2, o que à partida vai originar mais um lucro de seis milhões.
Além do mais, as avaliações foram feitas, incluindo os custos das infra estruturas, e o Pina quando questionado, diz não saber que as paga, se o promotor se a Câmara.
De qualquer das formas se atentar bem na avaliação postada, verifificará que o lote 1, já não está incluido, porque já fora vendido, ou pelo menos comprometido. Certo é, que tendo o loteamento uma area de 60.000 m2, uma avaliação de 5,8 milhões, resulta um valor inferior a 100 euros(m2, o preço a que foi vendido o terreno do hotel.
De todo o modo, não estamos contra o investidor mas contra a falta de transparência que sobressai do processo, e sobre isso nada diz.
Afinal parece que a seriedade não será o seu ponto forte, ou não viria para aqui defender tamanha trapalhice!