quarta-feira, 30 de setembro de 2015
OLHÃO. O PINA E A ESCOLA JOÃO DA ROSA
segunda-feira, 28 de setembro de 2015
Casa situada e construida na Quinta do Lago na Ria Formosa e situada em Dominio Publico Hidrico será que vai ser demolida?
O Domínio Publico não pode ser usurpado por alguns!
Palavras do meia leca do ministro do ambiente sobre as demolições na Ria Formosa.
Publico aqui esta foto retirada da pagina do F.B VisitAlgarve,
Esta foto foi tirada da Quinta do Lago que faz parte da Ria Formosa e situa-se em Domínio Publico será que vai ser demolida?
Ou a lei em Portugal não é igual para TODOS?
Domingo quando forem votar não se esqueçam que quem tem feito as leis, foram o PS PSD e CDS. Foram também esses partidos que aprovaram o POLIS Ria Formosa que previa as demolições na Ria Formosa em vez de acabarem com a poluição que continua a envenenar as aguas da Ria Formosa ,e a matar a fauna e a flora, assim como destrói a actividade económica de quem vive da Ria e para a Ria.
RIA FORMOSA: PRIVATIZADA?
domingo, 27 de setembro de 2015
OLHÃO: PASSAGEM DE NIVEL, UM ANO DEPOIS!
ALGARVE: EDUCAÇÃO, SAÚDE, JUSTIÇA E HABITAÇÃO CADA VEZ MENOS ACESSIVEL!
sexta-feira, 25 de setembro de 2015
ALGARVE: A GUERRA A CAMINHO!
Revolta em Olhão leva a encerramento da Escola João da Rosa! Pais e alunos exigem Segurança!
A revolta estalou e os pais e alunos fecharam as portas a cadeado, a Escola João da Rosa em OLhão!
Mão amiga, enviou-nos essas fotos,que mostra o estado lastimável , que se encontra essa escola, fotos essas que foram apagadas de várias paginas do f.b.
Essas fotos a juntar às outras já publicadas do Poli desportivo mostra bem como as escolas são tratadas, e como se ignora a segurança e higiene dos alunos.
Porque será que não querem que se saiba o estado avançado estado de degradação que se encontra essa escola em OLhão?
Será que António Miguel Pina, que afirmou na A.Municipal de OLhão que não tinha recebido o dinheiro, usou o dinheiro destinado à Escola João da Rosa, para fazer campanha eleitoral ao dar livros a todos os alunos do ensino básico, mesmo, que os pais não tivessem necessidades financeiras?
DE salientar que os alunos do ensino básico com escalão a CMOlhão, há anos que é obrigada a comparticipar na compra do livros e do material escolar.
Ao pais e alunos aqui fica a solidariedade dos autores do blog Olhão Livre,e que não se deixem enganar pelas falsas palavras de que é responsavé l por essa situação.
quinta-feira, 24 de setembro de 2015
Revolta dos pais e alunos fecha Escola João da Rosa em Olhão!
Pais e alunos da Escola EB 2,3 João da Rosa, em Olhão, vão
protestar contra as condições de degradação do campo polidesportivo
exterior deste estabelecimento de ensino, numa manifestação agendada
para amanhã, sexta-feira, às 8h20.
Na concentração, convocada pela associação de pais do
agrupamento de escolas João da Rosa, será exigida a resolução de um
problema que, consideram os encarregados de educação, coloca em risco a
segurança das crianças que ali estudam.
Foto e Extrato da Noticia retirado do Sulinformação o line
A RIA FORMOSA E AS ELEIÇÔES
E porque o tema da poluição marinha não è um exclusivo da Ria Formosa mas de todo o Pais; afectando vários os recursos naturais e algumas actividades económicas de grande impacto social; achamos por bem tecer algumas considerações sobre o assunto:
As descargas das águas residuais tratadas; por melhor que sejam; transportam quase sempre; contaminantes para o meio aquático; tais como mercúrio; zinco ou cádmio entre outros metais pesados; razão mais que suficiente para evitar que esses componentes possam entrar na cadeia alimentar; como está acontecendo no Rio Tejo:
As águas residuais são ricas em fertilizantes agrícolas; como o fosforo e o azoto: O enriquecimento do meio aquático com aqueles nutrientes; em meios com fraca renovação de águas como são as rias portuguesas; è susceptível de provocar um outro problema designado por eutrofizaçâo:
As estações de tratamento de águas residuais utilizam no tratamento micro algas algumas delas potencialmente toxigenas e que em determinadas condições ambientais degeneram em biotoxinas: Para alem disso; o problema agrava_se porque com a presença dos nutrientes; multiplicam_se e consomem o oxigénio existente na agua; determinando a morte de outras espécies: São exemplo disso dos efeitos nefastos deste tipo de poluição as constantes interdições da apanha de bivalves em toda a costa portuguesa pelos níveis de biotoxinas.
Qualquer que seja o resultado eleitoral do próximo dia 4, continuaremos o nosso caminho que passa pelo combate à degradação dos recursos naturais com custos mais que evidentes para a actividade económica e social.
A austeridade decidida pelos governos de traição e subserviencia aos ditames da UE, não é a solução, mas antes o problema. AUSTERIDADE = EMPOBRECIMENTO!
A solução está na produção. SÓ A PRODUÇÃO PODE GERAR TRABALHO E RIQUEZA!
A poluição marinha está sendo utilizada para degradar os recursos naturais de grande importância económica e social, para levar o que ainda resta do sector piscatório ao abandono da actividade.
A UE tem muitas responsabilidades nesta matéria, já que as ETAR obedecem a critérios por si determinados, embora saibam das consequencias, impondo-se por isso a saída dela.
PELA SAÍDA DO EURO!
PELA SAÍDA DA UE!
PELO NÃO PAGAMENTO DA DIVIDA!
VOTA PCTP/MRPP!
quarta-feira, 23 de setembro de 2015
ALGARVE: VÊM AÍ AS ELEIÇÕES. EM QUEM VOTAR?
terça-feira, 22 de setembro de 2015
ALGARVE: QUE DESENVOLVIMENTO?
OLHÃO: REPONDO A VERDADE!
segunda-feira, 21 de setembro de 2015
Escola João da Rosa onde pára o dinheiro?
Escola João da Rosa degradada e há espera da verba que tem direito!
Onde param os 40 000€ que A Direcção Regional de Educação do SUL diz que deu para a Escola João da Rosa, e que António Miguel Pina, disse quando questionado na Assembleia Municipal que não recebeu?
Afinal de contas onde pára o dinheiro?
Afinal de contas quem é o mentiroso?
Uma coisa é certa é a segurança dos alunos que está em causa, mas também é a segurança das pessoas que está em causa pois há alunos que pegam nas pedras soltas e atiram para o exterior da Escola.
Em Olhão 1ºestão as pessoas afirma António Pina... mas quais pessoas? Os alunos da Escola João da Rosa, pelo estado de degradação em que a escola se encontra, de certeza que não estão em 1ºlugar de certeza!
Mentirosos ou traidores? Passos Coelho, diz que já não vai haver reembolso ao FMI!
Passos Coelho diz que se enganou e já não vai haver reembolso ao FMI.
Mais uma vez estes traidores à pátria mostram os mentirosos que são!
pode ver noticia aqui
domingo, 20 de setembro de 2015
OLHÃO E O PAÍS, ESTÃO MELHOR?
sábado, 19 de setembro de 2015
Pesca da sardinha A. Municipal de Lagos exige ao governo medidas contra o fim da pesca da sardinha!
Assembleia Municipal de Lagos
“Exige do Governo que adote as medidas necessárias para uma real
monitorização da pesca da sardinha”
A política que tem vindo a ser desenvolvida nos últimos anos, de abate de embarcações, de redução do peso da pesca na atividade económica do País, de inteira submissão às imposições da União Europeia, deixa antever, quando em pleno verão o País deixou de capturar sardinha, uma séria ameaça à continuação da pesca do cerco, seja no Algarve, seja no resto do País.
Lembramos que em 22 de agosto passado se reuniram em Peniche os Municípios de Matosinhos, Figueira da Foz, Nazaré, Peniche, Setúbal, Sesimbra, Sines, Portimão, Loulé e Olhão, em que referiram, nomeadamente, que deve ser aumentada a possibilidade da captura de sardinha ainda em 2015 de forma controlada e sustentada, e igualmente que devem ser criadas medidas de acompanhamento para responder à interdição de pesca e imobilização das frotas a partir de agora.
Não há economia do mar sem pesca, sem pescadores e sem se assegurar o rendimento desses homens de grande coragem, que todos os dias arriscam a vida no mar para ganhar o seu pão e abastecer o País. Perante esta situação, a Assembleia Municipal de Lagos, reunida a 14 de setembro , delibera:
1 – Exigir do Governo que adote as medidas necessárias para uma real monitorização pelo Estado Português da quantidade de sardinha nas nossas águas (seja no Algarve, seja no resto do País) deixando de ficar dependente da opinião de instituições estrangeiras e que nada têm a ver com os interesses nacionais.
2 – Exigir do Governo que tome também outras medidas estruturais que garantam o rendimento dos pescadores e armadores e o desenvolvimento desta atividade produtiva, criando emprego, diminuindo a nossa dependência externa e assegurando o abastecimento de pescado não só para o consumo pela população, mas igualmente para a indústria conserveira nacional, evitando a atual importação de sardinha vinda de Espanha.
3 – Declarar a sua solidariedade para com as posições assumidas pelos 10 Municípios na sua reunião em Peniche em 22 de agosto passado.
4 – Dar conhecimento desta deliberação ao Presidente da República, ao Governo, aos 10 Municípios da reunião de Peniche, à Barlapesca, ao Sindicato dos Pescadores do Sul e aos órgãos de comunicação social.”
Noticia retiradas do Algarvepress on line
Nota do Olhão Livre: É de louvar esta iniciativa da A.Municpal de Lagos em defesa dos pescadores, pena que os deputados da A.Municipal de Olhão não tenham tomado medida semelhante pois Olhão, é um dos maiores portos de pesca de Portugal,e como dizia António Pina e o PS em Olhão em 1º Lugar estão as pessoas mas pelos vistos os pescadores não fazem parte dessas pessoas, e por isso são desprezados e abandonados pelo presidente pelos vereadores e até pelos deputados municipais.
Como afirmou Arnaldo Matos;Os pescadores devem continuar a pescar mesmo contra a vontade do governo e da União Europeia.
O nosso mar está cheio de sardinhas, prova disso é que a frota espanhola continua a pescar sardinha nas nossas costas e a vender em Portugal.
Rua como governo vende pátrias de Coelho/ Portas,e de todos os traidores que se calam,perante essa invasão do nosso mar pela frota espanhola, para pescar sardinha que os pescadores portugueses estão proibidas de pescar!
sexta-feira, 18 de setembro de 2015
Feira de Olhão passa a ser Feira CR20! Mas que raio de negociata é essa?
A feira olhanense apresentará os habituais espaços de diversão para miúdos e graúdos, uma tenda de 200 metros quadrados reservada à restauração e uma zona comercial com mais de 50 stands. No recinto não faltarão também as deliciosas farturas, pipocas, pão com chouriço e demais sabores caraterísticos deste ambiente festivo.
A feira de Olhão já se realiza há mais de 130 anos, tendo o seu auge acontecido na década de 60 do século passado até aos anos 90. Terá sido a partir de 1968 que lhe foi atribuída a designação de Feira de S. Miguel.
Entre os dias 18 e 30 de setembro, a circulação automóvel estará condicionada na Av. 5 de Outubro junto ao Cais T até à antiga lota, já na Av. 16 de Junho (o trânsito estará cortado no sentido Faro-Tavira)
A tradição mantém-se, para gáudio de todos os olhanenses e de quem acompanha as várias feiras que se realizam na região.