quarta-feira, 9 de setembro de 2015

OLHÃO: TEMOS DE VOLTA VALENTINA CALIXTO!

É um dado adquirido que Valentina Calixto vai dirigir o Parque Natural da Ria Formosa. Depois de ter sido colocada na prateleira pelo governo da coligação Portugal à Falência, Valentina é agora recuperada pelo mesmo e logo para dirigir o Parque onde se adivinham grandes convulsões.
Valentina Calixto foi a mandona da Administração da Região Hidrográfica do Algarve (ARH) até 2012 mas pelos antecedentes voltou à condição de técnica superior da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional a cujos quadros pertencia.
Valentina Calixto cometeu dos piores crimes contra a Ria Formosa, com autênticos actos de contorcionismo politico, que lhe devem ter sido ensinados pelo repolho de Boliqueime, ainda seu familiar.
Valentina, a pedido de alguém, e certamente com mais alguns apoios por agora desconhecidos, mandou abrir a barra de Cacela no "fundo de saco" da Ria, o que viria a estar na origem da fragilidade do cordão dunar da Península de Cacela, momento a partir do qual foi sujeita a um galgamento oceânico, que destruiu o resto.
Valentina também e a pedido de Francisco Leal e o apoio do governo Sócrates, mandou fechar a barra  da Fuzeta, aberta pelo mar e que o seu técnico, hoje presidente da ARH, Sebastião Braz Teixeira, emitiu um Relatório Técnico em que recomendava a dragagem daquela barra, caso se viesse a confirmar, como veio, o natural movimento de enchente/vazante.
Mas estava em causa o edificado na Rua Nª Sª do Carmo na Fuzeta, todo ele em Domínio Publico Marítimo, feito em clara violação da Lei, mas que para esta cambada do Poder politico não existe.
Valentina, na dupla função de presidente da ARH e de presidente da Sociedade Polis, mostrou todo o seu ódio contra os moradores das ilhas barreira, melhor dizendo das margens da Ria Formosa, talvez por ter conseguido, de forma muito escura, que parte da Quinta do Ludo fosse desafectada a seu favor. 
Favores, pagam-se com favores, é o velho lema da Máfia politica!
Porque regressa, então a Valentina?
O Plano de Ordenamento da Orla Costeira Vilamoura-V. R- Sº António foi elaborado pelo Parque Natural da Ria Formosa, e por ele vai ser revisto, sob a batuta de Valentina.
Se Valentina sempre esteve disponível para demolir o edificado da Ria Formosa, não é previsível que vá mudar de ideias de um momento para o outro. Aliás, a sua nomeação, vai mesmo no sentido de apresentar um plano ainda mais restritivo, pelo que os moradores e também as autarquias, devem estar atentas e participativas. As autarquias são chamadas a pronunciar-se em sede da Comissão de Acompanhamento, numa fase ainda bastante anterior à do publico em geral, e têm a possibilidade de abortar o que se prepara, assim  queiram. Não venham é depois, como tem acontecido, aprovar para mais tarde denunciarem por alegado desconhecimento.
Aos moradores das ilhas barreira cabe manterem-se atentos e pressionantes sobre as autarquias mas também aquando da inevitável discussão publica participarem.
REVOLTEM-SE, PORRA!

5 comentários:

Anónimo disse...

Desta vez foi por concurso publico, bateu todos os outros que concorreram.

Anónimo disse...

Novamente a Valentina depois o Sebastião depois a Valentina depois o Sebastião

Anónimo disse...

Diogo, vira o disco e toca a mesma. Ah, grandes moços, são mesmo uma família muito unida. Ora agora mandas tu, ora agora mando eu e o povo a ver passar a banda.

Anónimo disse...

Povo a ver passar a banda ou povo a ver o trabalho refinado da MAFIA?

Anónimo disse...

Já se sabe a conclusão do estudo sobre a sobrevivência dos camaleões que o Jorinho da Silva mandou fazer? Já o Tribunal de 2ª instância se pronunciou? Tempos de cortar à faca para os centenas de ilhéus.