domingo, 19 de junho de 2016

FUZETA: PRAIA DOS TESOS CONTAMINADA?

Já faz uns largos dias que a apanha da ameijoa-boa na Fuzeta está interdita por apresentar contaminação microbiológica, o que quer dizer que as aguas naquela parte da Ria Formosa são ricas em coliformes fecais, o que conduziria também à proibição do uso balnear.
A contaminação das aguas por um período tão alargado como este, não pode ser fruto de um qualquer acidente, mas ao facto da Aguas do Algarve, com a cumplicidade da Administração Hidrográfica do Algarve, ter instalado colectores de esgotos no leito da Ria e ainda estações elevatórias, que volta e meia entram em colapso.
Certo é que de uma forma ou de outra, são os banhistas e, muito especialmente, os produtores de bivalves os principais prejudicados, já que se aqueles ainda podem encontrar uma alternativa, os últimos estão impedidos de exercer a sua actividade, afectando os seus rendimentos.
Entretanto, temos um presidente de câmara, que indiferente à situação não tem uma palavra sobre o assunto porque a própria câmara tem muitas culpas no cartório. Não fosse assim, e já teria questionado a Aguas do Algarve para se inteirar do que se passa e quanto tempo mais vai demorar a resolver o problema e dar uma explicação ás gentes da Fuzeta, o principal ponto turístico do concelho de Olhão. Mas não, o homem está num pedestal imperial, acima de tudo e de todos, como se os outros não tivessem os mesmos direitos que ele.
Por outro lado, fomos informados de uma descarga de aguas das salinas de cor avermelhada, com a maré vazia, de tal modo que por onde aquelas aguas passaram mataram tudo, sem que nenhuma autoridade tivesse tomado conta do sucedido, e muito especialmente a Policia Maritima, que ainda recentemente fez exercícios de combate à poluição por hidrocarbonetos, esquecendo que há muitos anos que a Ria Formosa vem sendo poluída por efluentes não tratados, mesmo debaixo das suas barbas.
São capazes de multar um desgraçado que anda à procura de sustento, mas são cúmplices das demais entidades publicas que envenenam e poluem a Ria, cada dia menos Formosa.
Quando será que as pessoas acordam da letargia em que os políticos as remeteram e resolvem correr com esta cambada?

5 comentários:

Anónimo disse...

As entidades oficias da marinha assim que chegam a Olhão são logo ensinadas a fechar os olhos à poluição com que o Presidente da Câmara Municipal de Olhão envenena as aguas da Ria Formosa com um desses esgotos situado à entrada do T, a menos de 80metros da Capitania do Porto de OLhão.

Anónimo disse...

quem dá banho nessa Praia não sabe os risco que corre,pois passados mais de 15 anos há pessoas que sofrem de doenças de pele apanhadas nessa Praia.
Porque será que as entidades publicas alinham com essa vergonha?
Desde quando o turismo pode estar acima da saúde publica?

Anónimo disse...

As Entidades responsáveis pela qualidade da agua devem fazer uma classificação pior
para que ninguem possa tomar banho e vão para a praia porque os barcos foram feitos
para andarem bem cheios e meia duzia de tostoes por pessoa não é nada.

Anónimo disse...

Estes têm contrato com o badalo, Padinha, pseudomafia e companhia.

MILITANTES MARXISTAS disse...

Aqui está o estado a que nós chegámos.A democracia que temos só nos dará estas situações.