sexta-feira, 17 de junho de 2016

RIA FORMOSA/PARQUE DE DONANA: A MESMA LUTA!




De um leitor espanhol que acompanha o nosso blogue e está completamente identificado com os problemas da Ria Formosa e que vê neles uma situação semelhante à que ocorre no Parque da Danona, Espanha. Por isso e pela importância da denuncia, deixamos aqui o teor da sua mensagem:


Buenas tardes!!!
Gracias por darme el mail. Siento mucho no poder escribir en portugués, no manejo tanto el idioma.
Lo primero, deciros que sigo diariamente vuestro blog!! Un trabajo increíble sacar toda la basura de los políticos. 
Soy del Norte de Cáceres y actualmente vivo en Huelva. He viajado bastante por Portugal y siento que ambos "países", ambos pueblos compartimos orígenes, territorio, costumbres y por desgracia la misma corrupción y los mismos políticos ladrones. Han vendido nuestras tradiciones, nuestra naturaleza al Turismo de masas, a la construcción, al dinero... tan solo por su propio beneficio!!! 
El pasado jueves estuve en Olhao y pude tomar algunas fotografías del desastre que supone el vertido de residuos urbanos a la Ria Formosa!! He leído sus artículos sobre la situación de los pescadores artesanales, los barcos de pesca españoles, el cultivo de ostras francesas, los vertidos descontrolados, etc. Estoy totalmente de acuerdo con ustedes en cuanto a todo este problema!!! Cuando veo este tipo de situaciones no puedo más que pensar que estamos acabando con los recursos naturales y con todo el patrimonio biológico, cultural y emocional que significa Ria Formosa (En Huelva estamos agotando y destruyendo Doñana, por ejemplo).
Imagino que las imágenes no serán noticia para ustedes, acostumbrados a esto a diario, pero me parecía correcto enviárselas. Yo pude constatar que al menos se estuvo vertiendo basura a la ria por más de dos horas!!! E imagino que esto sucederá todos los días!!
Animaros a que sigáis molestando al poder establecido y luchando por el pueblo y su futuro!!!
Saludos desde el otro lado del Guadiana!!!

NOTA DO OLHÃO LIVRE:
Desde já agradecemos as palavras de incentivo e a colaboração que nos presta enviando as imagens expostas.
Como se vê, da mensagem a corrupção não é um exclusivo nacional, mas antes um cancro que está inerente ao sistema capitalista, à ganância de especuladores e são as principais áreas protegidas do dois lados da fronteira, os alvos mais apetecidos.
Tal como cá, a destruição de tradições e da natureza em nome de um turismo de massas, o imobiliário, o dinheiro em beneficio de alguns, poucos e a maioria ligados à politica, directa ou indirectamente.
O nosso leitor, faz ainda uma alusão à situação das actividades tradicionais da nossa Ria e costa, nomeadamente no que diz respeito à pequena pesca artesanal, à pesca de cerco, à ostra francesa e à poluição provocada por esgoto directos. Só não faz alusão às ETAR, porque não as conhece, mas que do lado de lá, também não devem ser melhores do que as nossas.
Ao nosso amigo Javier, incentivamo-lo a fazer o mesmo tipo de trabalho na sua zona, lutando pela LIBERDADE, PELA DEMOCRACIA, NA DEFESA DOS RECURSOS NATURAIS E UM COMBATE FIRME CONTRA A CORRUPÇÃO, um cancro que corroi as sociedades.
OUSAR LUTAR PARA OUSAR VENCER!
CONTRA A CORRUPÇÃO!
REVOLTEM-SE, PORRA!

12 comentários:

Anónimo disse...

Essas fotos são do Parque Donana ou são do T Parque natural da Ria Formosa?
Seja de onde for é só mais uma prova dos crimes que se cometem nos Parque Naturais seja em Portugal seja em Espanha.
Parabéns pelo BLog e força para prosseguir esses excelente trabalho de denuncia e alerta.
Estou em Lisboa e acompanho diariamente o vosso blog.

Anónimo disse...

uma vergonha para olhão,e para os amigos da natureza, porque será que as autoridades fecham os olhos a estes crimes?
a Quercus sabe disso?
a LPN sabe disso?
a Almargem sabe disso?
Os Verdes sabem disso?
o PAN sabe disso?
se Sabem porque não fazem nada?

Hakui disse...

Hola. La fotos son de Olhao, de la zona del mercado y el muelle.
Conozco el problema de los ETAR ya que en España ocurre lo mismo, simplemente no lo nombre en el mail.
Vivo en Huelva, una ciudad rodeada por dos estupendos ríos y sus marismas altamente contaminadas por la industria minera y quimica, y de paso por incontrolados vertidos de residuos urbanos.
Doñana es uno de los humedales más importantes de Europa y cada año pierde agua por la fuerte presion de la agricultura intensiva, los residuos urbanos asi como los escapes toxicos de Aznalcollar.
Los problemas son los mismos...

Hakui disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
a.terra disse...

Ao Hakui
Nós aqui, já fizemos queixas para as instâncias comunitárias contra a empresa exploradora de saneamento em alta. As análises às descargas têm d estar publicadas e com uma periodicidade quinzenal e os seus resultados permitem-nos verificar se estão em conformidade com as directivas comunitárias.
Há também directivas comunitárias sobre a utilização de nitratos para fins agricolas e aí as consequências não dizem respeito às aguas de superficie mas também às aguas profundas, que muito provavelmente estarão contaminadas e em risco de eutrofização.
Quanto à industria quimica e mineira também há regulamentação especifica.
O problema,aí ou cá, está em que os nossos governos estão-se nas tintas para o futuro dos nossos filhos e netos, apenas preocupados em alimentar a ganancia do poder económico, mas um dia terão de recuar. Poderá é ser tarde demais.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Isso que está a acontecer em Olhão e em Farona Ria Formosa e pelos vistos no Parque Donana, só acontece porque a União Europeia está-se cagando para o ambiente.
Falam muito do ambiente e dos parque naturais ,mas é só para enganar o turista e favorecer a especulação imobiliária nos terrenos junto aos Parques Naturias seja na Ria Formosa seja no Donana.
Já que as associações de defesa doambiente também nada fazem os nuestros hermanos deviam-se juntar aos portugueses e lutar a sério contra esses crimes:

Hakui disse...

Olá a todos!!

Convido todos a saber Huelva e seus arredores, assim que você pode ver em primeira mão lo também acontece aqui !!

Mais de 100 anos de indústria de mineração sem controle; poluição por metais pesados ​​dos rios e aquíferos ; mais de 1200 Hectareas de lixiviados tóxicos y radioactivos; expulsão de enxofre, benxeno e arsênico na atmosfera...

Há estudos da Ministério da Saude que indicam níveis elevados de câncer em Huelva, Sevilha e Cadiz, associados com a indústria e exploração excessiva dos recursos. Mas a culpa de tabaco e a pobreza.

Para não mencionar a máfia de construção.

Mil perdones por mi portugués. Google é a culpa.

Saludos desde la otra orilla del Guadiana!

Anónimo disse...

Se o PAN não sabe, irá certamente saber. Eu próprio irei falar com o PAN e com o seu deputado André Silva.

Anónimo disse...

Mó, onde está a corja com emblema "ambientalista" paga, bem paga, para servir os interesses da MAFIA? Vá lá que ainda temos gente séria a defender a preservação de um bem precioso para todos.

Anónimo disse...

Como pode Pina o Grande defensor do Camaleão que até dá medalhas da cidade ao advogado da causa camaleónica,pago por todos os munícipes de Olhão, poluir diariamente as aguas da Ria Formosa?
Esses crimes só acontecem porque as autoridades fazem vista grossa à Poluição da Ria Formosa, pois se as autoridades actuassem demodo a cumprir a lei há muito que a poluição na Ria Formosa tinha acabado.

Unknown disse...

Só para vos alertar que, o problema dos esgotos de Olhão, já foi parar ao PAN, na pessoa do Sr Deputado André Silva. Espero que, um dia, o mesmo possa deslocar-se a Olhão e veja o problema que o Pina está a querer esconder!

Anónimo disse...

Marcio Carrilho será que não sabe que o presidente da C.M.Olhão sabe que a justiça não lhe toca, no caso desses crimes ambientais de saúde publica?
Já vários vários processos foram parar à justiça e o Presidente da CMOlhão quando é chamado a prestar declarações diz que isso são aguas fluviais.
e o Procurador a seguir faz de contas que acredita nas declarações do presidente da autarquia, e arquiva o processo.
Será que não é crime mentir ao procurador da justiça?
Ou como o pai do presidente é filho do ultimo Governador Civil de Faro pode cometer esses crimes e mentir à justiça sem que nada lhe aconteça?
Por essas e por outras essas fotos e muitos mias fotos circulam na net sobre a MERDA que desagua na Ria Formosa no Concelho de OLhão.
A merda dá-se bem com a merda e a musica continua.