domingo, 2 de março de 2014

OLHÃO: QUE ESCONDE O IPMA?

Finalmente foram publicados os resultados das analises feitas aos bivalves da Ria Formosa durante o mês de Janeiro e que deixam muito a desejar.
Para aqueles que não acompanham estas coisas, devemos esclarecer que normalmente quando se fala em contaminação microbiologica, refere-se a coliformes-fecais, que no processo analítico é transformado em E-coli, podendo por isso induzir em erro, já que 300 coliformes é o equivalente a 230 E-coli.
A classificação dos bivalves e as respectivas áreas de produção estão dependentes da quantidade de E-coli presentes na carne do marisco. Valores até 230 E-coli merece a classificação A, entre esses e os 4600 de B e até 46000 como C.
A comparação com os resultados do mês anterior mostra-nos que em todas as zonas houve um aumento significativo de contaminação microbiologica passando os bivalves da Garganta de 70 para 2400, o Alto da Farroba de 130 para 3500, a Fortaleza de 230 para 790, a Barrinha de 80 para 2400 e o Lameirão de 230 para 3500. Temos razões de sobra para duvidar dos resultados analíticos, mais concretamente os referentes ao mês de Dezembro, o mês com menos radiação solar, factor determinante para a eliminação dos coliformes fecais, e uma duvidosa recolha de amostras, já que não é feita pelos técnicos do IPMA in locco, deixando essa tarefa para terceiros.
Aliás o resultado da pratica na recolha de amostras está patente na coluna de observações, onde se pode ler "Frequência mensal por amostra não fornecida". Ou seja, o IPMA não consegue recolher as amostras e decide sem conhecimento de causa, tendo resultado desse tipo de politica a revisão da classificação das zonas de produção em baixa.
Por outro lado, continua-se sem analises de contaminação microbiologica a outras espécies, não se percebendo como são introduzidas no mercado para consumo humano sem se averiguar dos impactos que possam vir a ter na saúde publica.
O presidente da Câmara Municipal de Olhão, em plenário de viveiristas, anunciou para Março uma decisão sobre a eliminação dos esgotos directos, chegando ao ponto de afirmar ter disponível quinhentos mil euros para a obra quando afinal não tinha um cêntimo e pior ainda, agora que está obrigado a dar ao seu antecessor 60.000 euros de subsidio de reintegração. No caso de Olhão, os esgotos directos têm um impacto tremendo na contaminação microbiologica, mas o mentiroso presidente na altura preferiu mentir e desmobilizar os produtores de bivalves da luta que se antevia, acolitado pelo presidente da Cooperativa Formosa, ambos com viveiros ilegais omitidos pelas entidades oficiais.
A guerra é um conjunto de batalhas e ganha, quem ganhar a ultima e as entidades oficiais ainda não mediram bem as consequencias do crime que estão cometendo contra o Povo e pelos quais devem ser responsabilizados,
REVOLTEM-SE, PORRA!

Sem comentários: