terça-feira, 4 de março de 2014

RIA FORMOSA: PODER E OPOSIÇÃO, A MESMA MERDA!

A Assembleia Municipal de Faro aprovou uma moção onde se pedem intervenções urgentes na Ria Formosa, nomeadamente dragagens e a construção da nova ETAR Faro/Olhão . Que saibamos foi o único órgão autárquico dos cinco concelhos banhados pela Ria Formosa que se pronunciou sobre o assunto, estando todos os demais calados que nem uns ratos.
No entanto temos uma opinião diferente, que talvez por desconhecimento dos proponentes, não se tenham apercebido que a Declaração de Impacto Ambiental relativa às dragagens apresenta inconvenientes que poderão ter impactos negativos para o cordão dunar da Ria Formosa. Aceitar ou pedir que aquelas dragagens vão por diante sem rectificar os erros detectados e denunciados, é mais um crime que se comete contra a Ria.
Quanto à questão da nova ETAR e a localização apresentada e o destino dado aos efluentes é errado mas essa apreciação será analisada em sede de discussão publica do estudo de impacto ambiental. Aos proponentes deve dizer-se que na medida do possível a nova ETAR não precisa de ser mais complexa e com mais custos que as actuais. As águas residuais são ricas em nutrientes agrícolas, de tal forma que em países como o Canadá, aproveitam-nas para obter o fosforo que depois vendem como fertilizante. O problema deve ser encarado do ponto de vista da reutilização das águas residuais para fins agrícolas, uma solução mais barata e mais amiga do ambiente. Tudo o mais é transferir a poluição de um lado para outro.
A Ria Formosa tem sido objecto de bandeira politica sem nunca demonstrarem uma preocupação com as populações indígenas. Cabe às autarquias, como representantes dessas populações, a defesa de princípios e valores de salvaguarda dos interesses das populações que lhes deram um mandato popular, mas pelo que vimos, a cambada de políticos oportunistas que chegaram ás varias formas de poder, estão-se borrifando para as pessoas, preferindo salvaguardar interesses económicos de grupos com poder bastante para os apoiar nas campanhas eleitorais.
Uma autarquia que defenda os interesses da população da Ria Formosa já teria desencadeado, com o apoio dos nativos da zona. acções tendentes à revisão do Decreto Lei 226-A/2007, o tal que manda para leilão as concessões conhecidas como viveiros de bivalves.
Esta lei e o sistema de leilões favorece os grupos de interesses económicos mas destroi a economia local e degrada  o tecido social que sempre trabalhou e viveu de e na Ria, porque são essencialmente pequenos produtores que serão "atropelados" pelo rolo compressor dos grandes interesses económicos, cujas mais valias obtidas serão desviadas para bem longe da região, restando valores residuais, os ordenados de miséria que lhes estão reservados.
O pequeno produtor vai passar a ser um empregado, e o que vai receber é incomparavelmente menos do que ganham hoje em dia apesar dos crimes aqui cometidos pelas entidades publicas.
Os nosso autarcas, de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, andam mais ocupados a servirem de intermediarios dos grupos de interesses económicos do que servir aqueles que os elegem.
Está na hora de pedir a revogação e alteração deste decreto-lei, contrario aos interesses da população da Ria Formosa, e os partidos com representação nas autarquias podem e devem obrigar os órgãos à tomada de posição sobre esta matéria. Não o fazer, é estar contra quem os elegeu, é trair o eleitorado pelo que devem pedir a demissão.
Aos produtores de bivalves podem e devem avançar para formas de luta contra este acto de banditismo politico e obrigar os partidos do poder ou da oposição a tomarem um posição clara sobre o assunto.
REVOLTEM-SE, PORRA!

1 comentário:

Anónimo disse...

Estado-MÁFIA denunciado por Francisco Moita Flores no Correio da Manhã do passado domingo.
Banditismo político central e local.
Qual é a solução, que acção a tomar para acabar ou neutralizar os bandidos que, protegidos pela legalidade, actuam com total impunidade?
Que pensar de alguém que é maltratado,vilipendiado, injustiçado, roubado... e não reage?
Só mostrar indignação, indignação?
Indignação!!?, até quando? Indignação é o melhor colchão para adormecer a bandidagem - em todos os tempos.
Parece que, passsados quarenta anos,estamos novamente metidos num beco sem saída.
Será necessária solução violenta?
Defendo que essa será a última de muitas outras executadas de forma pacífica, com elevação, racionalidade, bom senso; os bons(ainda os há) onde encontrar a melhor solução...,penso eu!
Alegre Carnaval para todos.