quarta-feira, 30 de setembro de 2015

OLHÃO. O PINA E A ESCOLA JOÃO DA ROSA

António Pina, presidente da Câmara Municipal de Olhão, enviou uma carta aos encarregados de educação dos alunos que frequentam a Escola João da Rosa, no sentido de subscreverem um abaixo assinado exigindo ao Ministério da Educação as obras necessárias ao regular funcionamento da escola.
Para os pais e encarregados de educação desta ou de qualquer outra escola, o que deve preocupar, não é saber quem é o responsável pela manutenção em bom estado de conservação das escolas, mas sim das condições em que os seus educandos a frequentam, sendo verto que a dita escola está bastante degradada e põe em causa a segurança dos alunos.
A primeira questão que salta a olhos vistos, é o facto do Pina ter acesso aos dados dos educadores quando eles deveriam ser apenas para uso da escola. Cruzar este tipo de informação, mesmo que a escola esteja dependente do município não será o melhor principio.
A transferencia de competências do Ministério da Educação para as autarquias começou ao abrigo do Decreto-Lei 144/2008, e nessa altura Pina era vereador, ainda que sem pelouro. O Decreto-lei tem vindo a sofrer algumas alterações, a ultima das quais em Dezembro de 2014.
No artigo 8º, pode ver-se que a responsabilidade pela manutenção da escola, é da Câmara Municipal, responsabilidade que o Pina, vem agora enjeitar,
A degradação da escola, faz parte de um processo evolutivo que deve ser atacado à nascença. Não acudir aos primeiros sintomas e deixar chegar aos pontos a que chegou, mostra bem da incúria, negligência e abandono a que chegou o parque escolar do concelho.
Apelar aos pais e encarregados de educação, é protelar no tempo as reparações que se impõem e não revela o mínimo respeito pelos alunos.
Se olharmos para outras situações, constatamos a pratica recorrente do Pina à contestação daquilo que ele próprio é o responsável. No caso dos esgotos directos, a lei que os proibia já existia e a camarilha socialista levou anos a negar aquilo que todos sabíamos. Agora já sabe onde estão as, por ele, chamadas ligações clandestinas. No caso da passagem de nível, alei já vem do tempo do camarada Guterres e o Pina não tinha razão nenhuma, o que não o impediu de ensaiar uma encenação de vitimização, mas que foi obrigado a vergar, mas continuando a prejudicar o Povo de Olhão. Agora é a vez da Escola João da Rosa, com Pina, mais uma vez, a quebrar protocolos celebrados.
No mesmo decreto, estão contempladas as transferencias de verbas do Ministério para as autarquias, faltando saber o que fez António Pina aos dinheiros que deveriam ser canalizados para a manutenção das escolas.
Os pais e encarregados de educação ainda ensaiaram o encerramento das escolas, encerramento esse que devia ser mantido até que alguém, neste caso o Pina, se visse obrigado a proceder às obras necessárias ao normal funcionamento da escola..
REVOLTEM-SE, PORRA!

1 comentário:

Anónimo disse...

Empurram uns para os todos. Um diz que deu e o outro diz que não recebeu, mas depois já recebeu. Antigamente havia um funcionário responsável pela manutenção das escolas, faziam pequenas reparações e as coisas não chegavam a esta vergonha em que chegou a João da Rosa.