sábado, 2 de agosto de 2014

Assembleia da Republica dá razão ao Olhão Livre ao afirmar, que há Poluição na Ria Formosa!

A Assembleia da Republica aprovou a resolução 72/2014 , aprovouesta resolução, que vem dar  razão ao Olhão Livre e a todos os que durante anos andaram  a alertar para os problemas da poluição na Ria Formosa,  e que inclusive deu origem a uma queixa háque pode ver caregando em cima do link União Europea por parte do Movimento de Cidadania Activa "Somos Olhao" tal movimento de constestação teve origem no Movimento Civico "Avisar Toda a Gente",devido aos graves crimes que há décadas são cometidos na Ria Formosa, e que se vem degrandando as aguas da Ria Formosa ao acumular a cada ano que tem passa veeno atrás de veneno,que cada vez mais, afectae degrada,  a qualidade das aguas da Ria Formosa, e por consequência final,afecta  todo o  frágil ambiente , desse ecosistema unico, que devia ser protegido e é envenenado diariamente,  por esgotos Tóxicosdirectos para a as aguas da Ria,  com proveniência da CMOlhão, da CMFaro e das ETARs assasinas de Olhão Poente e de Faro Nascente. que deu origem á mundança de clase B para C da maioria dos viveiros do concelho de OLhão.
Por ultimo um grupo de cidadãos fez uma Petiçao Publica sobre a poluição e em defesa da  Ria Formosa, que chegou ao parlamento,palas mãos de Cristóvão Norte.

A Assembleia da Republica recomenda,  nessa resolução,  que se faça um levantamento de todas as fontes de poluição microbiológica que vão afectar os bivalves que são produzidos e apanhados na Ria Formosa. existentes na Ria Formosa.

O Olhão Livre há anos, que anda a alertar as entidades oficiais, sobre o grave problema da poluição da Ria Formosa seja com origem de esgotos assasinos direcotos para as a Ria Formosa,  da CMOlhão e da CMFaro, assim como as descargas assasinas das ETARs assasinas provenientes da ETAR Poente de Olhão e a ETAR Nascente de Faro,que foram construidas para tratar os esgotos como mandam as leis da União Europiea,mas que fazem precisamente o contrário,ao concentrar o veneno e descaregar nas aguas de producação de Bivalves e nas aguas de producção de sal tradicional sem ser tradado, assim com na producção de flor de sal.
Todos sabemos que é a saude publica que está em perigo, as entidades tem andado a esconder esses crimes há anos, e  jogar ao jogo do empurra,dizendo que são descargas pontuais, quando essas são na realidade diárias.
As Aguas do Algarve por sua vez de vez enquanto vem com a promessa de fazer uma nova ETAR para servir Faro e Olhão mas que são só promesas,sempre que há revolta de quem trabalha na Ria Formosa..

A  resolução da Assembleia da Republica, é no entanto, mais um jogar de areia para os olhos das pessoas pois propões fazer um levantamento exaustivo das fontes de poluição, quando na realidade essas fontes estão praticamente todas indentificadas,pois foi entregue ao deputado do PSD Cristóvão Norte numa paresentação Publica na Sede do IPMA em Olhão uma loonga lista de fontes de poluição de origem venenosa na Ria Formosa.

Pela nossa parte,  e para abrir os olhos ao governo que é a quem é recomendada a resolução,vamos começar a publicar algumas fotos, da fontes mais polémicas da contaminação microbiológica que sabemos,assim sendo, hoje vamos publicar algumas  fotos das  descargas de excrementos humanos directos para as Aguas deProducção de Bivalves,  com origem na rede de esgotos da CMOlhão.

Foto Nº1:Colector de esgotos implantado no leito da Ria Formosaa 30 metros de zonas de viveiros de amêiojas e ostras e a menos de 300 metros de uma Praia de Bandeira Azul conhecida por Fuzeta Ria.


Foto Nº2: Esgoto da "Marina" em OLhão descarrega para dentro do Porto de Recreio de OLhão,  situado a menso de 100 metros da Zona de viveiros de amêiojas denominado Ilhote Negro.
Esse esgoto situa-se no Jardim Pescador Olhanense, local  onde se vai realizar o Festival do Marisco de Olhão se vier algum repsentante do governo a esse Festival que se avi realizar daqui a 2 semanas pode trazer máquina e registar o local sempre poupam uns milhares de € no levantamento dessa descargas assasina da CMOlhão.
 



Foto Nº3: Descarga da ETAR Poente de Olhão,situada em Belamandil,  a menos de 50 metros estão os viveiros da Ilha da Lebre, e a menos de 500 metros estão salinas que produzem sal tradicional que é comercializado sem ser lavado assim como é coletada a famosa Flor de sal que não pode sequer ser lavada.
 

Como não queremos saturar as pessoas com mais fotos, que há anos andamos a publicar vamos deixar para outros artigos dedicado  a Faro e a Olhão,no sentido de acabar de vez com o veneno que as entidades publicas descarregam nas Aguas de Producção de Bivalves e de peixes que são todas as aguas da Ria Formosa.
As pessoas que são defensoras do ambiente, e que gostam de comer bom peixe e bom marisco da Ria Formosa, sem ser ter de correr o perigo de uma diareia,ou de outras compilicações bem mais graves,devem  exigir que os politicos eleitos, que  durante anos andaram a cometer esses crimes de saude publica sejam condenados, e que acabem de uma vez por todas com essas descargas, em vez de andarem a gastar o nosso dinheiro, com Lendas, com festas e festarolas, do que com o futuro negro, de quem tem nas aguas da Ria Formosa, a sua unica fonte de sustento para si e para os seus familiares.




Sem comentários: