terça-feira, 12 de agosto de 2014

OLHÃO: FESTIVAL DESCE ENQUANTO SOBE EM FARO. PORQUÊ?

Muito se tem falado sobre o Festival de Marisco de Olhão e apenas alguns poucos mostram vontade de mudar o actual figurino, em decadência.
À medida que o numero de visitantes do Festival de Marisco de Olhão encolhe, incha o de Faro como se pode ver em http://www.diarionline.pt/noticia.php?refnoticia=148050, este ano com cerca de setenta mil visitas, contrastando com as cinquenta mil previstas para Olhão, se é que esse objectivo é alcançado.
Quer se goste ou não da nossa posição critica ao Festival de Olhão, este subalternizou o evento gastronómico, que deveria ser, e passou a assumir cada vez mais um evento musical, contra o qual nada temos, mas que entendemos que se o objectivo é promover o marisco da Tia Formosa, o que se está fazendo, não será a melhor forma.
Aqui há uns anos atrás, a Câmara Municipal de Olhão mandou fazer uns cartazes a promover a nossa gastronomia tradicional como forma de captar a atenção do turismo, mas parece ter abandonado o turismo gastronómico, tal como abandonou o turismo arqueologico e outras formas de turismo.
Mas lembro-me também dos tempos em que o Pina Macaco era vereador e de nessa altura a Câmara Municipal de Olhão ter celebrado um protocolo com o Ayuntamento de Cartaya para a Feira de Cartaya, fazendo representar Olhão naquele certame, precisamente com tendas de marisco da Ria Formosa.
Nessa altura o actual vereador pirolito era o manda chuva dos pirolitos e também ele fez representar a firma que dirigia, e portanto sabe bem do que falamos.
A Feira de Cartaya faz-se num recinto próprio, tem um palco em alvenaria com camarins adequados e à sua volta ruas de bares e restaurantes, as casetas, e é visitada por 300 mil pessoas durante a semana que dura. Apesar de apresentar artistas de topo, não há pagamentos de entradas, ficando esse ónus por conta das "casetas" e algum apoio do Ayuntamento, como não podia deixar de ser.
O crescimento do Festival de Marisco de Faro vem mostrar quão correcta é a aposta nesse modelo com o mínimo de custos para o município. E tanto menos custos terá, quanto maior for o numero de visitantes, especialmente os consumidores.
Ou seja, é o consumo dos diversos produtos disponíveis que suporta os custos, importando por isso aumentar o numero de consumidores, ao contrario do que se faz em Olhão, cobrando entradas que para alem de reduzirem drasticamente o fluxo de visitantes, inibem ainda as famílias de consumirem, e como se isso não bastasse as sessões de mamagem gratuita tal como se se tratasse de uma inauguração todos os dias, onerando o erário publico.
É por demais óbvio que com o acentuar da crise e nos moldes em que se desenrola o Festival ele tenderá a morrer de morte natural, tal como já morreram outros eventos promovidos pela Câmara Municipal de Olhão.
E porque tenho eu de contribuir para a mama dos Seguros ou de outros menos Seguros?
Reformulem o Festival!

4 comentários:

JLA disse...

Não discordando na totalidade do artigo,pois o Festival do Marisco em Olhão está mesmo em baixa, pois além da chulagem que cada é que muita,também as entradas à borla cada vez são mais,e nem sequer é preciso ser grande observador para ver que as pessoas que entram sem pagar são muito mais que as que ainda entram a pagar.
Os gastos dos artistas são um insulto a uma autarquia falida,e ao que se sabe os favores na atribuição de stands para venda do marisco de frango e até de doces, tem uma atribuição muito mafiosa.
Mas enaltecer a Festa da Ria Formosa deste ano, é não conhecer a realidade pois a CMF tomou conta do evento,como em tempos a CMO tinha feito com o festival do marisco,e deu a organização a uma empresa de congelados a Gelgarve, e muito do marisco vendido,a maior parte já não é da Ria Formosa,pois pode ver que a grande parte do marisoco vendido, nesse certame, é congelado e importado.

zé de lólé disse...

JLA : "muito do marisco vendido, a maior parte já não é da Ria Formosa". É um festival do Marisco, não da Ria Formosa.
Nunca vi camarão grado na ria formosa, só camarão pequeno para iscar.
O Festival da Ria Formosa em faro é que mente descaradamente, nesse aspecto o de Olhão não engana.
Por outro lado, ja fui aos dois, e sem ser de olhão nem de faro, a qualidade em faro deixa muito a desejar.

Mamagem. disse...

As fotos do festival mostram a mamgem que existe as comitivas do Costa e do Seguro entram à borla comeram à bolrla e quem paga somos nós os que não temos entrqadas de borla.
Só para os empregados da CMO e juntas de freguesia tiveram direito a 2 freepasses.
depois a CMO entra com 2 milhões para essa mamagem toda.
Uma das fotos o vereador da CDU é apanhado na mamagem em plena cavaqueira com o pina e a grancinda.

mamagem disse...

AS fotos do festival não enganam,e só se vê gente a mamar e a entrar à borla