quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Marisco proibido de apanhar entre o Litoral Faro e Olhão! Será que os turistas vão mais uma vez continuar impunes a esta interdição?

Alargada interdição a todos os bivalves no litoral entre Faro e Olhão

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu a interdição da captura de bivalves, no litoral entre Faro e Olhão, às ostras e às amêijoas pé-de-burrinho, devido à presença de toxinas.

Com a proibição da captura daquelas duas espécies de bivalves, de acordo com a última atualização daquele instituto, datada de quarta-feira, passa a estar interditada a captura de todos os bivalves na faixa litoral entre Faro e Olhão, devido à presença de toxinas que provocam intoxicação diarreica.

Em comunicado, publicado no sítio de Internet do IPMA, o instituto adianta que a proibição da captura de todos os bivalves se mantém na faixa litoral entre Tavira e Vila Real de Santo António.

Por outro lado, já é possível capturar ostra e berbigão na zona de Cacela, na Ria Formosa, estando, no entanto, todos os outros bivalves daquela zona sujeitos à interdição temporária de apanha, com vista à comercialização e consumo.

Na Ria Formosa está também interditada a apanha de todas as espécies de bivalves nas zonas Olhão 1 e Olhão 4 e todas, exceto o mexilhão, na zona Olhão 3, adianta o IPMA.

Também na Ria Formosa, mas nas zonas Tavira 2 e Cacela, está proibida a apanha de todos os bivalves, exceto ostra e berbigão. 
Noticia do Diario on Line
 
Nota do Olhão Livre: Como se esperava assim que acaba a Festa do Marisco da Ria Formosa em Faro, e o Festival do Marisco em Olhão,  lá vem as afamandas  interdições totais da captura do marisco, entre Faro e OLhão,vá lá saber-se o motivo pois as aguas este ano ainda nem sequer aqueceram,essas Toxinas terão algo a ver com  veneno enviado para a Ria Formosa através dos esgotos Tóxicos directos para as aguas de producçao de Bivalves,em Olhão e em Faro?
Essas toxinas terão algima coisa a ver com o péssimo tratamento das duas maiores ETARS da Ria Formosa Olhão Poente e Faro Nascente,que envenam a Ria Formosa com escorrências venenosas,deixamos aqui a foto das descargas das escorrências assasinas da ETAR Poente de Olhão situado a 40 metros de viveiros de amêijoas da Ilha da Lebre e a menos  de 300 metros de salinas de sal tradicicional e de flor de sal.


Seja o que for o que é certo é que de ano para ano a poluição é maior e as interdições são cada vez mais.
Os responsaveis pela saude publica que pensem nisso e não olhem para o o vizinho quando no Festival do Marisco em Olhão o cheiro a merda é mais que muito,pois não foi o vizinho que se descuidou mas sim o esgoto Tóxico da Marina que estava a desaguar para as aguas da Marina em Olhão,como pode ver na foto.

.
Uma coisa é certa, a interdição  total está mais uma vez  em vigor mas amanhã de certeza que nas Ilhas da Fuzeta Armona Culatra Hangares Farol e Praia de Faro ,os turistas irão dar ao pé para apanhar o marisco interdito aos profissionais, com a a policia maritima a olhar para o  lado, e sem que as Capitanias dos Portos de Olhão e de Faro emitissem os Editaise,e que os colocassem em locais visivies, por exemplo,  nos locais de embarque para essas ilhas barreira., a avisar as pessoas que é um perigo de saude publica, apanhar e comer o marisco contaminado.
As autoridades tudo fazem para não assustar os turistas escondendo que a poluição na costa do Algarve cada vez é maior devido aos esgotos e ao péssimo funcionamento da maior parte das ETARs assasinas,que em vez de tratar os esgotos envenenam as aguas.

3 comentários:

Anónimo disse...

Estou na praia e os profissionais andam na maior na apanha de conquilha.E na ria os viveiristas também PROIBIÇÃO O QUE É ISSO.

Anónimo disse...

Alguém respeita a proibição do marisco nem os profissionais só quando houver uma grande caga..

Anónimo disse...

Só os viveiristas de Aveiro é que os tem no sítio, porque estão legais, pagam impostos e podem exigir compensações, mesmo quando são enganados pelo estado. Não é só em Espanha que tal acontece.