sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Olhão deve lutar pelo seu património!(2)



No seguimento da política de destruição do património cultural de Olhão, a CMO e conforme foi denunciado na nossa página, prepara-se para destruir o nosso património urbanístico e arquitectónico. Até agora as zonas da Barreta e do Levante foram deixadas ao abandono pela autarquia, em todos os aspectos: lixo, casas degradadas,… Devido às suas caracterísitcas genuinas e ao seu significado, muitas casas foram compradas por estrangeiros que as restauraram reconhecendo o seu valor histórico, social e até económico.
O que propõe agora a Câmara? Deitar abaixo algumas casas para melhorar a acessibilidade, acabando com as ruas estreitas, as vielas, travessas e becos que definem a zona.
Se à destruição dos largos da Barreta, juntarmos esta acção, estaremos perante a maior descaracterização da zona histórica e Olhão não será o mesmo!
Socialistas e social-democratas da nossa praça dirão que isto é o progresso! Dirão que temos ideias fechadas à inovação e ao turismo!
Não! Progresso, desenvolvimento e riqueza é valorizar o que já temos! É desenvolver a cidade, mas tendo como objectivo principal servir o povo de Olhão, manter e preservar a sua história e a sua traça urbanística e arquitectónica. Progresso e desenvolvimento é valorizar o nosso capital humano feito de gentes simples e humildes, mantê-las nas suas casas em vez de as mandar para a periferia da cidade. Progresso e desenvolvimento é divulgar a nossa história, desenvolver o turismo local, mas fazê-lo mantendo a nossa integridade cultural e social.
Queremos tornar-nos uma cidade descaracterizada e amorfa culturalmente ou queremos intervir e ter uma palavra a dizer?
O povo de Olhão deve estar atento e exigir o direito de ter uma palavra a dizer sobre o futuro da sua zona histórica.

1 comentário:

Anónimo disse...

Moss façam cafei e deitem se so dizem disparates