domingo, 17 de agosto de 2014

OLHÃO: AUTO-ESTRADA NA ILHA DA ARMONA?

O Relatório de Avaliação da Execução do Plano Director Municipal de Olhão brinda-nos, não com a avaliação que devia fazer e não faz, mas com propostas de tal forma arrojadas, mirabolantes mesmo, que nos fazem crer que os nossos autarcas estão completamente gaseados pelos efeitos dos pirolitos.
Embora não apareça escrito, em sessão de câmara, foi abordada a hipotética construção de um muro envolvendo todo o edificado da Ilha da Armona. Algumas pessoas, perante a hilariante proposta, julgaram tratar-se de uma brincadeira da nossa parte. Mas eis que, e hoje reproduzimos a pagina 108 daquele Relatório para que ajuízem melhor do que se prepara para aquela Ilha.
A Câmara Municipal de Olhão propões a construção de uma via circular envolvendo toda a malha urbana, na área concessionada ou não, com cinco metros de largura.
É dito no Relatório que as acessibilidades e mobilidade são a prioridade e até concordaríamos se o objectivo fosse a construção de um passadiço, no sistema de estacas, que permitisse aos utilizadores da praia um melhor acesso. Mas não é nada disso que se propõe.
O que a Câmara propõe como prioridade e urgente é a construção da tal via para assegurar o socorro e a deslocação da população em situação de emergência, pelo menos é essa a justificação dada, mais uma das muitas mentiras utilizadas com vista a uma possível aprovação do Plano.
É que ninguém está a ver carros de bombeiros ou ambulâncias em cima da Ilha, quando muito, alguma moto-quatro, até porque nem o corpo de bombeiros tem meios para tanto.
Por outro lado, diz-se que a via circular deve ter uma implantação altimetrica... considerando a geomorfologia  do terreno que é constituído por areias soltas com relevo eólico. Bom, se pensarmos que a construção da circular deve obedecer às exigências ambientais previstas, então terá de ser construída no sistema de estacas, elevando substancialmente os custos.
E quando se diz que o pavimento deve assegurar a funcionalidade e conservação, não estamos a falar em madeiras ou outros materiais recomendáveis, mas em betão!
A circular proposta extravasa a área concessionada à Câmara Municipal de Olhão e como tal está sujeita aos condicionalismos do POOC e do POPNRF entre outros como o respeito pelas Convenções Internacionais subscritas como Sitio de Interesse Comunitário, Zona de Protecção Especial e Rede Natura 2000.
Mas se o objectivo da circular não se destina ao socorro, como está mais que visto, então para que serve? Reparem os nossos leitores que a largura da circular permite a circulação de dois transportes turísticos em sentido contrario, permitindo efectivamente uma maior mobilidade aos utilizadores da praia. Mas será apenas isso? Não! Se atentarmos ao perímetro da área prevista, mais de 3000 metros e à largura da circular a que acrescem os passeios para os peões, então teremos uma área de mais de vinte mil metros quadrados de betão, cujos custos estão muito aquém de uma autarquia endividada como a de Olhão, não se justificando um investimento de tal grandeza. Mas temos já nesta situação um negocio para algum amigo. Será apenas este? Tudo leva a crer que não!
Ainda não há muito tempo, em entrevista ao jornal o Barlavento, António Pina, declarava querer transformar a Ilha da Armona na Quinta do Lago de Olhão.
Para que a Ilha da Armona se transforme numa segunda Quinta do Lago, é preciso que se instale um resort e este só o fará se existirem infra-estruturas como a circular para permitir aos seus clientes a deslocação pela ilha. Lamentavelmente, apesar de constar no contrato de concessão, a Câmara Municipal de Olhão, ao longo deste trinta anos não ter feito a rede de saneamento básico por falta de dinheiro e agora ter dinheiro para uma obra desta envergadura.
O tempo tem-nos mostrado que os nossos eleitos locais têm vergonha do seu Povo e não o querem misturado com os turistas, empurrando-os para a periferia. Daí a necessidade da construção do Muro da Vergonha que separe os diversos utilizadores da Praia. Os turistas podem usufruir do que é de todos nós mas nós podemos fruir daquilo que, sendo nosso também, por concessão lhes passa a pertencer.
Com a construção do Muro da Vergonha e a "auto-estrada" os olhanenses preparem-se que está para breve serem corridos da Ilha da Armona.
REVOLTEM-SE, PORRA!


6 comentários:

Curioso disse...

Essa gente tem alguma ideia do que quer fazer?
Um muro de betão de 2.5 met de altura e essa auto-estrada em volta do edficado da Iha da Armona,já imaginaram o impacto ambienta e visual que era?
E onde vão arranjar o dinheiro se a autarquia em 39 anos nem sequer conseguiu fazer a rede de saneamento básico da Ilha da Armona argumentando que não tem dinheiro.

Anónimo disse...

é melhor que arrajem os estaleiros onde imensos funçionários trabalham sem as minímas condições o canil nem se fala onde abunda lixo ratos animais doentes etc já agora a população paga para eutanisiar os seus animais então ainda não chega o que roubam nos residuos sólidos então os funcionãrios da ambiolhão há dias fulos da vida foram obrigados a trnsportarem cadávefes para o aterro bela multa pena que quem paga somos nós

Anónimo disse...

continuem a votar no menine dos olhos grandes que desde pequeno via a mãmã, dar palmadas nos perfumes,que é o que vocês merecem,pois quem sai ao seus não degenera.

Zé do Mar (da Merda) disse...

Mosse òh A.Terra Moto!

Então tu queres que o melhor local da Europa, esteja a ser desfrutado, pela família Tolinhas, pelo Machinho, e pelo Veríssimo?
Mó tens mesmo a cabeça cheia de limos
e de censura!
Um dia destes, vou falar com The Guys of The Blogger habout you.

Anónimo disse...

Estes políticos autárquicos de circo estão lá porque o povo é burro e continua a votar neles

Anónimo disse...

Quer dizer, a uns ânitos atrás fazia mal umas 10 mesas e cadeiras de plástico em cima da areia, em frente do apoio de praia, agora essa circular com 2,5m de largura em betão, já não faz mal, onde estão os pitbulls do parque agora, qessse qessse