domingo, 10 de agosto de 2014

Olhão – cidade suja



Olhão é uma cidade suja! Muito suja! Para isso contribui bastante o sistema de recolha de lixos implementado na cidade.

A autarquia anda aflita com o depósito de lixo nas ruas da Rota das Lendas e quer camuflar um problema para o turista não ver. A CMO e os seus responsáveis máximos estão mais preocupados com lendas e roteiros para turistas do que em servir a população, nomeadamente nas questões de higiene e limpeza das ruas.
Um exemplo disso é a má gestão de recursos: no centro de Olhão, a chamada zona histórica, com as nossas ruas tradicionais, recolhe-se o lixo com camiões de contentores e nos bairros da periferia, nomeadamente na urbanização junto aos “Bancários” com ruas bastante largas que permitiriam o acesso dos camiões dos contentores, a recolha é feita porta a porta.
 



Devido às características urbanísticas que dificultam a circulação dos veículos para a remoção dos lixos e à falta de espaço disponível para a sua instalação, não é viável nem funcional a colocação de contentores ou ecopontos. Logo, parece-me que a recolha porta a porta seria melhor opção e haveria uma uniformização do sistema de recolha (uma vez que uma parte de população já tem recolha à sua porta).


 A recolha às portas já se fazia antigamente com as carroças do lixo e mais tarde os camiões. Devemos voltar ao antigamente? Não! Devemos é saber adaptarmo-nos e decidir racionalmente por um sistema que seja eficaz e garanta condições de salubridade.

Sem comentários: