domingo, 31 de agosto de 2014

Censura em Olhão?



Fez muito bem o nosso comentarista Zé do Mar em falar da questão da censura. De facto quando falei do fascismo esqueci-me desse aspecto bastante importante, porque estava implicito.
A censura existe quando um grupo com poder tenta controlar ou impedir a circulação de informação ou de opiniões.
Antes do golpe de estado do 25 de Abril a censura estava prevista na legislação e proibia que a informação fosse publicada ou fosse acessível a todos. Essa parte já todos sabemos.
Mas também se considera censura quando se intimidam as pessoas que questionam ou querem expressar as suas opiniões, ou até levando a que tenham medo de represálias pessoais e profissionais.
Também se considera censura quando se esconde informação. Também se considera censura quando se impede a apresentação de pontos de vista e opiniões diferentes/divergentes ou de outras ideias, que não sejam as dos grupos dominantes.
Os profissionais da política (que só estão à espera de conseguir cumprir os 3 mandatos para ter a sua reformazinha) consideram que o povo não é capaz de pensar por si próprio e que apenas eles têm conhecimentos e opiniões válidas. Recusam sistematicamente a participação do povo nos processos de decisão e impedem o acesso aos documentos, mas a coisa agrava-se, porque agora também já têm a mesma atitude em relação aos próprios elementos dos seus partidos.
Cabe-nos a nós exigir a participação pública e que as decisões sejam tomadas conscientemente após discussão e debate pelos partidos presentes e pela população. As decisões não devem ser o fruto de mentes brilhantes que pensam nos seus bolsos.  
Se a sessão pública da CMO foi uma anedota e se se riem na nossa cara, então está na hora de pôr aquela gente toda de lá para fora!

Sem comentários: