sexta-feira, 13 de maio de 2016

ALGARVE: SOBRE A REUTLIZAÇÃO DAS AGUAS RESIDUAIS




 Realiza-se hoje mais uma sessão publica sobre a reutilização das aguas residuais, desta vez em,Castro Marim, na Quinta da Fornalha pelas 18 horas.
As aguas residuais tratadas são ricas em nutrientes para jardins e agricultura mas são ao mesmo tempo uma fonte de poluição para o meio hídrico se nele forem despejadas, podendo ocasionar a eutrofização das massas de agua.
No caso das aguas residuais tratadas serem despejadas em zonas com dificuldade de renovação das aguas, como o são as Rias Formosa e de Alvor ou de albufeiras, para alem da contaminação microbiológica, os efeitos do fosforo e azoto, podem criar problemas nos eco-sistemas.
Mas por outro lado, a  sua reutilização na agricultura apresenta grandes benefícios, não só porque o sistema radicular das plantas absorve os nutrientes, ajudando-as a desenvolverem-se como eliminam a contaminação microbiológica por evapo-transpiração.
Para a sua reutilização para fins agrícolas deve ter-se em conta a área a regar, partindo do principio que uma rega com economia de agua, consome cerca de 1 metro cúbico de agua,por ano e por metro quadrado, o que permite calcular a área necessária para o consumo da agua de uma ETAR.
De preferência, a reutilização deve ser utilizada em culturas arvenses, de sequeiro, porque estas árvores procuram a aguas a grandes profundidades, facilitando-lhes assim o acesso a elas e ainda por cima, rica em nutrientes, o tal fosforo e azoto, o que lhes favorece o desenvolvimento.
Árvores características da região algarvia como alfarrobeiras, oliveiras ou amendoeiras teriam muito a beneficiar com esta técnica.
Para alem de termos participado em eventos relacionados com esta temática, alertamos as pessoas a participar pois é uma das melhores soluções para reaproveitamento das aguas residuais e para impedir a contaminação do lençóis freáticos, assim como os caudais dos Rios Rias  Ribeiras Ribeiros e linhas de agua.
Participa e Divulga!

3 comentários:

Anónimo disse...

Os autores do OLhão Livre deviam fazer uma coisa desse género em OLhão e convidar Manuel da Costa se é que o homem é um barra na matéria não se compreende porque jogam a agua podre na Ria quando pode ser aproveitada na rega dos campos.
Deviam convidar o moçe "vái à merda" para dizer o que pensa dessa problemática.

Anónimo disse...

boa iniciativa um tema mais que actual, pena não ser em Olhão.gostava de ver o presidnete a CMO ter a coragem que pregoa ou se,mais uma vez metia o rabo entre as pernas e não aparecia,que é o que faz quando não tem a assembleia controlad apor toda a corja de lambe botas a ele associada.

Anónimo disse...

Dá-me que pensar como é que o Toino Pina tem tanto poder que até assusta qualquer um.
O moçe não vale nada já em miúdo tinha a mania de garrião de rua mas como era filho do professor a malta tinha respeito.
Em moçe cagava-se todo quando a malta o ameaçava e agora é o campeão de Olhão já conhecido como o Homem da MERDA.
Onde isto chegou.
Sejam felizes.