sexta-feira, 6 de maio de 2016

Governo promete dragagens na vergonhosa Barra da Fuzeta!

Passado um ano deste nosso artigo a alertar o perigo que era para os pescadores a vergonha na Barra da Fuzeta o governo de Costa vem outra vez prometer dragagens na Barra da Fuzeta!

quinta-feira, 14 de maio de 2015

SOS Barra da Fuzeta, onde a morte espreita!

Sociedade Polis deixa de Fora as  dragagens prometidas há anos, aos pescadores da Fuzeta,  pelo governo PSD/CDS da Barra da Fuzeta
 Há 50 anos que,os sucessivos governos sejam eles PS ou PSD/CDS, prometem uma barra em condições aos lobos do mar da Fuzeta mas as promessas não passam disso mesmo PROMESSAS!
Hoje a Barra da Fuzeta é esta vergonha, onde o perigo é iminente e a morte espreita a cada momento,até quando?

Quem  em 2010 o Polis gastou uma fortuna a contrariar a Natureza na Barra da Fuzeta, indo de contra a opinião dos velhos lobos do mar  da Fuzeta, pois  foi precisamente esta  Sociedade Polis que, foi a correr a mando do ex. presidente da CMOlhão o Cacique Chico Leal,  fechar  a Barra que a Natureza abriu, em frente à antiga Estação do Salva Vidas da Fuzeta, com medo que o mar fosse demolir os prédios ilegalmente construidos em Dominio Publico Maritimo na Zona Ribeirinha da Fuzeta, com o consentimento e licenciamento da CMOlhão  da ARH da CCDR do director do PNRF e da Capitania do Porto de Olhão, testemunha disso é o próprio Sebastião Brás Teixeira técnico superior  da ARH, que afirmava que a Barra que o mar abriu  em frente à Fuzeta, devia permanecer no local pois desde há séculos que a natureza assim funcionava, com ciclos de mais ou menso 60 anos conforme pode ver video carregando aqui
.Pode ver o excelente o video de Ricardo Badalo, que fica para a história,  sobre a abertura dessa barra carregando aqui.

Hoje com com pompa e circustância o Polis vem divulgar mais uma vez as as dragagens prometidas na Ria Formosa, desde há 14 anos, pelos governos ora PS,ora PSD/CDS, de fora desse plano de dragagens está  a Barra da Fuzeta que está num caótico estado, onde os barcosouou  ficam em seco ou tem de esperar horas pela a maré para entrar a barra,  boias de sinalização da barra essas, a maior parte delas fica em seco com meia maré.
Será preciso morrer algum pescador como já morreu nas Barras da Armona e de Tavira para se proceder às urgentes dragagens na Fuzeta?
Podem ler a seguir o que diz o Polis.

" A Sociedade Polis Litoral Ria Formosa está a contratar um «conjunto muito significativo de dragagens» na Ria Formosa, que representarão um investimento total de cerca de 6,5 milhões de euros.
Em resposta a um conjunto de questões colocadas por email pelo Sul Informação, a Sociedade Polis acrescentou que as dragagens vão começar em Tavira, num investimento de 1.319.297 euros, incluindo também as dragagens da Barrinha do Ancão/Esteiro do Ramalhete (2.460.000 euros), Canal Faro-Olhão (1.840.080 euros) e Barra da Armona (773.916 euros)."
Extrato da noticia vinda hoje no Sul Informação on line

Esta noticia surge 40 dias das ultimas promessas deste governo, que afirmou que as dragagens na Ria Formosa iriam começar logo a seguir à Pascoa!
Passados 40 dias vemos que os pescadores da Fuzeta ficam mais uma vez de fora, desprezados por este governo,que como os governos do PS, tem por principal  objectivo destruir a pesca na Fuzeta,  embora os vereadores eleitos pelo PSD em OLhão,e o presidente da Junta de Moncarapacho, tenham prometido aos pescadores que iriam haver dragagens da Barra da Fuzeta.
Claro que  como o povo diz vozes de burro não chegam ao céu, e o que o governo quer para Fuzeta é acabar com a pesca e correr com os pescadores artesanais  da Fuzeta, para o porto de Tavira ou para o porto de pesca de Olhão.
Para os mandantes dos governo  seja o governo PS ou PSD/CDS, o destino da Fuzeta,  já está traçado há muito,mas para tal  é preciso acabar com a pesca,  para o turismo sustentável avançar; É exemplo disso a destruição do Moinho de Maré da Fuzeta, edficio que devia ser preservado como Património Histórico da Ria Formosa,e da Fuzeta,  e que foi demolido para dar lugar a mais uma unidade de turismo,com o licenciamento muito duvidoso da CMOlhão e da APA e do PNRF.

Vendo em promenor esse plano de dragagens podemos ver que a maior parte serve os interesses do turismo ,pois para a Barra da Armona  a Barra Natural mais antiga da Ria Formosa, e a que tem mais tráfego de embarcações de pesca profissional, é para onde  vai a importância mais pequena.
Os pescadores da Fuzeta só tem uma coisa a fazer é organizarem-se e revoltarem-se, pois está mais que visto que só com  revolta e organização se consegue resolver os problemas das populações,da Ria Formosa.
Não acreditem, em promessas pois essas leva-as o vento depois de votarem nos partidos, que desde há 50 anos andam a prometer uma barra em condições para os pescadores da Fuzeta!












"INFRAESTRUTURAS PORTUÁRIAS DA FUZETA AO ABANDONO HÁ VÁRIAS DÉCADAS.
O Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), organismo responsável pela gestão e manutenção das infraestruturas portuárias na Fuzeta, não realizou ao longo dos últimos anos qualquer obra de conservação ou de melhoramento no muro do canal de acesso, nas rampas e nos pontões de embarque.
O canal de acesso não sofre qualquer dragagem de desassoreamento há pelo menos uma década, impossibilitando a navegação das embarcações na maré baixa e dificultando o acesso aos estaleiros existentes.
O muro do cais apresenta sinais evidentes de instabilidade e as escadas de acesso às embarcações têm sido improvisadas com as mais diversas soluções. O prometido porto de pesca e as obras de requalificação da zona ribeirinha executadas pelo Polis da Ria Formosa tardam em concretizar-se, assim como o desassoreamento dos canais de navegação.

Com a publicação do Decreto-Lei n.º 16/2014 de 3 de fevereiro a Docapesca assume, a jurisdição e administração dos portos de pesca e das marinas de recreio em todo o país. As funções do IPTM respeitantes à proteção portuária e à realização das dragagens já tinham sido confiadas à Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, enquanto, a 23 de janeiro, a gestão dos Portos Comerciais de Portimão e de Faro tinha sido atribuída à APS – Administração do Porto de Sines SA, que agora passa a designar-se como APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve SA.
Os pescadores da Fuzeta, os utilizadores das embarcações de recreio e as empresas a operar na área do turismo exigem da parte das entidades competentes, obras de intervenção urgentes de forma a proporcionar melhores condições de trabalho.
DIVULGUE E PARTILHE."
 

Os pescadores da Fuzeta estão fartos de promessas pois já Mário Soares há 40 anos prometeu uma Barra a sério na Fuzeta, agora o melhor para os pescadores da Fuzeta é o governo  fixar a Barra da Fuzeta e fazer as ambicionadas obras!
 

3 comentários:

Anónimo disse...

se as dragagens forem como estao a ser as do canal da armona em que o brasinho anda todos dias a tirar areia e descarregar no farol e voltar é mais caro o gasoleo que a areia que leva j ja anda aos meses e a canal continua igual, é so para encher de dinheiro os bolsos

Anónimo disse...

Pescadores, obras na barra! blá blá politicamente correcto para entreter o Zé Parvinho. Negócios de turismo ou outros que satisfaçam os sócios do clube " Os donos disto tudo" OK, compreendido pá.

Atento disse...

querem soluções na barra da Fuzeta e na defesa da costa da Ria Formosa?
deixem de alimentar os mamões da areia.e recorram a quem sabe.