sábado, 21 de maio de 2016

FUZETA: AMEIJOA COM CONTAMINAÇÃO MICROBIOLÓGICA!


Segundo o edital do IPMA, datado de 20 de Maio do corrente ano, para alem de estar interdita a apanha da ameijoa-boa pela contaminação por biotóxinas, verifica-se ainda outra interdição por contaminação microbiológica.
Esta contaminação microbiológica é a razão de ser do nosso texto de hoje pela simples razão de que a ETAR da Fuzeta foi desmantelada e as aguas residuais transferidas para a ETAR Nascente de Olhão. Então como surge esta contaminação?
Não estamos em época de chuva com a qual os "especialistas" justificam a contaminação microbiológica, dizendo que tal se deve às escorrências superficiais da agricultura. Mas se não é disso do que será?
O vídeo acima já tem algum tempo, anos mesmo, mas mantém-se tão actual como à época em que foi feito, porque basta a bomba colapsar para dar origem a uma situação semelhante e isso acontece com alguma frequência.
Mas isto também vem trazer à tona de agua, os critérios com que é atribuída a Bandeira Azul nas praias e no caso em apreço, da Fuzeta-Ria, de que tanto se gaba o puto em presidente da autarquia.
Por outro lado, coloca-se a questão de como as autoridades responsáveis pelo ambiente permitiram a colocação de um colector de esgoto no leito da Ria.
É óbvio que a empresa explorador da agua e resíduos é estatal, razão pelo qual tudo lhe é permitido mesmo que isso contrarie todas as regras ambientais. E neste bote, está também a Administração da Região Hidrográfica do Algarve que autoriza os desmandos da Aguas do Algarve.
E tanto assim é que, em 2009, para que o actual secretário de estado das pescas, à época presidente da Câmara Municipal de Faro, em vésperas de eleições, pedisse que fossem assentes no leito da barra da Armona as condutas de agua e resíduos, agravando o assoreamento da barra, e nisso contou com a cumplicidade do Parque Natural da Ria Formosa, quer permitiu uma obra a titulo provisório, mas que já dura há sete anos.
Claro que isso me traz à memoria marcas de tabaco dos meus tempos de moço, o Provisórios e o Definitivos, os conhecidos mata-ratos. E os ratos da política, como não podia deixar de ser, usam a seu belo prazer o provisório que vira definitivo, mesmo que seja contrário aos interesses das populações.
Mas regressando ao assunto da Fuzeta e da contaminação microbiológica ali detectada, também sabemos que era intenção da Câmara Municipal de Olhão, à pala dos mosquitos, propor o aterro do sapal, e assim este colector já ficaria no passeio e pronto a fazer o mesmo de sempre, poluir quando necessário, apesar de não estar dentro da Ria.
Claro que as intenções da Câmara Municipal de Olhão era arranjar uma solução administrativa para as construções ilegais na Rua Nª Sª do Carmo e branquear os indícios de crimes conexos aos de corrupção, também aí com o fechar de olhos das entidades responsáveis.
QUEM RESPONDE POR ESTA CONTAMINAÇÃO?

2 comentários:

Anónimo disse...

A organização da Bandeira Azul devia ter vergonha na putra da cara ao atribuir Bandeira Azul a certas Praias do Algarve.
A Fuzeta Ria é uma delas assim coma Armona Ria,com um esgto a cerca de 300 metros dessa Praia, e estadando a agua contaminada com coliformes fecais para a amêijoa, como pode estar boa para banhos e ainda por cima para hastearem a Bandeira Azul?
Bricam com a saúde publica mas pode ser que um dia se fodam!

Anónimo disse...

só visto essa vergonha junto com o já célebre esgto do T em Olhão, se alguém for contar, ninguém acredita que esses crimes se passem na Ria Formosa e emOLhão, então e a defesa do ambiente do nosso digníssimo presidente?
Ou só há defesa do ambiente no que toca a argumentar que há camaleõesna ilha do Farol para a casinha do paizinhe não ir abaixo?
Como pode uma pessoas dessa dizer-se defensor do camaleão usar os dinheiro da cmo para pagar a advogados para a suposta defesa do camaleão, e depois deixar a ria toda cagada para turistas verem além da destruição e mantança que faz na Ria Formosa.