sexta-feira, 27 de maio de 2016

OLHÃO: PRESIDENTE DA CÂMARA É UM HIPÓCRITA!

A Câmara Municipal de Olhão, no passado, habituou-nos a actos de hipocrisia que pensávamos não se voltassem a repetir, mas o actual presidente tem toda a propensão para imitar o seu antecessor, em tudo.
Desta vez, tal como consta do site da autarquia em http://www.cm-olhao.pt/destaques2/1884-autarquia-homenageia-homens-do-mar-olhanenses-no-dia-nacional-do-pescador vai levar a efeito uma pretensa homenagem aos pescador olhanense, fazendo-se acompanhar de uma outra figura "exemplar" no capitulo das actividades ligadas ao mar, o secretário de estado José Apolinário.
A única forma séria de homenagear os pescadores seria dar-lhes condições condignas para desenvolver a sua actividade, mas aquilo que a autarquia tem vindo a fazer nalguns casos, é exactamente o contrário e noutros nem se pronuncia, como foi no caso da pesca da sardinha.
Os pescadores da Fuzeta a cada dia que passa têm mais dificuldades em atravessar aquele autentico cemitério denominado barra, pondo as suas vidas em risco; o porto de abrigo está em ruínas e a autarquia desistiu dessa ideia depois do chumbo em sede de avaliação de impacto ambiental. E não será demais lembrar que a gestão do porto de abrigo e da lota eram jurisdição do Apolinário, tal como o era o porto de Olhão que apresenta sinais de ruína, abandonado que foi há muito tempo.
Entretanto, António Pina, veio anunciar a intenção de correr com s pescadores da pequena pesca artesanal do porto de abrigo e manda-los para o porto de pesca com passadiços de todo inconvenientes, bastando lembrar que a amplitude das marés é de cerca de três metros, o que faz com que embarcar ou desembarcar seja um suplicio.
António Pina não vê outra coisa que não seja o turismo e em nome dele comete as maiores atrocidades contra aqueles que agora diz querer homenagear.
Em Novembro de 2013 anunciava ter 500 mil euros para acabar com os esgotos directos para a Ria, mas lá continuam despejando veneno, sem fim à vista, condenando os produtores de ameijoa a assistir à elevada mortandade do seu ganha-pão.
E como se isso não bastasse, está a ser construido um campo de golfe na Quinta de Marim, sem que tivesse sido feita uma Avaliação de Impacto Ambiental.
Nos campos de golfes são utilizados nutrientes, com o fosforo e azoto, os tais que abundam nas ETAR, cujas escorrências, neste caso vão parar à Ribeira de Marim e daí para a Ria. Num futuro bem próximo, acontecerá às zonas de produção Olhão1 e Olhão 2 o mesmo que aconteceu a poente da ponte da praia de Faro, no Ancão, ou seja aquelas duas zonas vão ficar completamente eutrofizadas e os produtores de ameijoa arruinados.
Também sabemos, que sem apresentar qualquer documento de suporte, os dois hipócritas, irão anunciar que as concessões vão durar mais um ano, adiando uma solução concreta, com os pescadores a não poderem investir nos seus viveiros sob pena de perderem tudo, já que a ameijoa não cresce à mesma velocidade que o dinheiro nas algibeiras desta cambada.
Que rica homenagem! Condenar o seu Povo à fome e miséria de forma tão deliberada!
E como há pescadores que ainda aceitam as medalhas da cretinice?
ACORDEM E REVOLTEM-SE!

3 comentários:

Santos disse...

CONCORDO PLENAMENTE;ESSA DE HOMENAGEAR O PESCADOR E DE UMA HIPOCRISIA SEM TAMANHO;TEEM ANO APOS ANO PONDO O=S PESCADORES PARA O LADO;JA LEVA UNS ANOS.

Anónimo disse...

Esse dia pescador celebrado pelo presidente da CMOlhão pina e seus ,muxachos é só fantochada,a prova é querem correr com os pescadores do Porto de Abrigo Para a Pesca artesanal em frente ao Jardim Patrão Joaquim Lopes,e correr com eles para a Doca pesca de OLhão onde a amplitude de marés chega a ser muito mais de 3 metros como diz o autor do blog.
Nas marés vivas chega a ser de 3.7mt de amplitude, com as pedras cheias de gorduras e sem passadiços ou escadas.

Anónimo disse...

o José APOLINÁRIO PORTADA apresenta-se como jurista mas que trabalho é esse eu pensava que era mariscador ou pescador ou ainda marinheiro.
Afinal o homem é mesmo pescador e se vem homenagear os da sua classe é bonito.