quinta-feira, 5 de maio de 2016

OLHÃO, PARAÍSO PARA OBRAS NÃO LICENCIADAS!

Depois dos parques de campismo construídos em terrenos da Reserva Agrícola Nacional, encontrámos mais um aterro junto à Estrada Nacional 125, em terrenos agrícolas e leito de cheia.
Ao lado da discoteca TOP 60, há dias que vêm promovendo um aterro, mais um, que necessitava do parecer prévio da Comissão da Reserva Agrícola, mas como vivemos num concelho onde po(n)derosos interesses falam mais alto que qualquer Regulamento,nada espanta.
Bem sabemos que os serviços de fiscalização da câmara Municipal de Olhão estão desfalcados de dois elementos, mas também sabemos que tal não serve de desculpa para os atropelos urbanísticos que vêm sendo cometidos todos os dias.
Consultadas as actas publicadas no site da autarquia, rara é a operação urbanística encontrada, apesar do Regime Juridico das Autarquias Locais a isso obrigar. Tal não acontece por acaso. Há muito que lutamos contra a opacidade das decisões camarárias, mas os autarcas sabendo que estamos vigilantes, preferem esconder informação a que estavam obrigados a dar a devida publicidade, não fossem surgir mais algumas queixas.
É que ao contrario do que recentemente bolsou, o presidente da câmara, embora muitas das queixas crime apresentadas tenham sido arquivadas, a verdade é que na ultima Assembleia Municipal, a informação presidencial ao deputados dava conta de uma lista de 26 processos, alguns já com cabelos mais brancos que os meus.
Só a titulo de exemplo, não encontrámos nas actas a aprovação da obra de construção na Avenida, junto à Pastelaria Clamy, sendo certo que, mesmo as aprovações por despacho, são de publicação obrigatória, dada serem decisões com eficácia externa. Estará a obra em conformidade? O cartaz exposto não é demonstrativo disso. E como essas há mais!
Que se esconde por detrás da opacidade das decisões dos nossos autarcas? Onde andam uns senhores que em campanha eleitoral se declaravam como os arautos da mudança? Enfiaram a viola no saco e passaram a fazer parte de um sistema podre, velho e caduco.
Pelas bandas do partido dito socialista, os eleitos locais entendem que não têm de prestar contas ao partido pelo qual foram eleitos; pelo partido dito social democrata, sabemos que os eleitos não reúnem com os demais elementos;o representante da CDU alinha com o partido maioritário aprovando em regra, tudo o que lhe é posto na frente. Que raio de oposição é esta? Estarão todos a ficar zarolhos, ao ponto de não darem pelas irregularidades cometidas?
É verdade que no inicio do mandato, a chamada "oposição" deu de brinde ao poder minoritário, uma delegação de competências que permite ao presidente aprovar quase tudo sem a necessidade de discutir os assuntos em sessão de câmara, mas ao menos podiam obrigar à publicação de todas as decisões com eficácia externa, tal como manda a lei.
Olhão precisa de mudança, uma mudança anunciada mas também adiada por mais quatro anos, começando pelo interior dos próprios partidos, obrigando os seus eleitos à prestação de contas do que fazem em seu nome.
PELA TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO AUTÁRQUICA!


15 comentários:

Anónimo disse...

oposição mas qual oposição? axam que em Olhão na CMOlhão existe?
já não falando que o PSD mais uma vez não é oposição, por isso faz aquilo que sempre fez comer e calar, neste mandato até a CDU aprova tudo o que o PS quer,o unico que faz alguma oposição ainda é o Ivo de resto é só jogo de interesses e verdades escondidas.

Anónimo disse...

o vereador da Honra o que diz a isso?
ou a honra está mais cagada que a caca?
Triste cidade que vereadores tão cagados e honrados tem!

Anónimo disse...

Tudo se configura que a 1ª e 3ª ditas democráticas da geringonça conhecido por república são piores que a 2ª assumida como ditadura. Mal por mal na 2ª alguém mantinha a MAFIA controlada.Como o pensamento ainda está livre de coima, sejam felizes.

Anónimo disse...

por essas e por outras a PJ de vez enquanto faz umas visitas à Secção de obras da CMOlhão.
Quantas vivendas e mansões foram aprovadas em terrenos da Reserva Agrícola Nacional no Concelho de Olhão?
Quantas vivendas e mansões foram aprovadas em terrenos da Reserva Ecológica Nacional no concelho de Olhão?
Quantas fossas estão a contaminar os lençóis freáticos do concelho?
Se um dia a PJ pega nesses processos de construções ilegais, vai ser o lindo e o bonito.

Anónimo disse...

Se a corrupção se limitasse a estas duas funcionárias....

Os pequenos grandes poderes grassam! Na parte de projetos de obras, tudo o que é entregue e não venha de "amigos" é recambiado com entraves e mais entraves....palavras para quê? Os factos são reais! Tristeza de câmara e funcionários colocados, na sua maioria por cunha, e não por competência, e em que a vereação se curva, por ter telhados de vidro, aos desmandos de quem tem vivido à sombra de...Salva-se deste lamaçal quem não partilha os almoços grátis:professor Ivo, a pregar neste deserto de incompetência

Anónimo disse...

arautos da mudança ou arautos da cagança?
quando o mel é muito dá para dividir e quase todos lambem os dedos.

Anónimo disse...

Em Bias do Sul, no principio da descida para a via ciclista que passa debaixo do comboio, há uma moradia que duplicou a área de construção, umas obras enormes,que já duram há muito tempo, com vista maravilhosa para a Ria, será que tudo está legal e transparente ?
ps. é mesmo em frente, de outro lado da estrada, da casa Modesta

Anónimo disse...

Nem só em Olhão mas também em Faro.

Anónimo disse...

ao pé do restaurante monte na rotunda para a via do infante, estão a fazer obras que parece ser para parque de caravanas será?
Não é reserva agrícola nacional?
Parece que agora é moda fazer parques de caravanas ilegais em OLhão, será que o dinheiro compra tudo?

Anónimo disse...

essa obra da avenida é de um dos senhores do regime.faz tudo o que quer e lhe apetece.

Anónimo disse...

Se fosse eu a mandar acabava com essas marcas todas e não só.

Anónimo disse...

tá a podridão em monte,e os lambe cús na CMO fazem valado,pois esses é que se safam. ou então, os amigo do quem pensa que manda ou amigos e amigas da pulga.

Anónimo disse...

Portugal pobre? Pelo contrário rico, muito rico para aguentar tanto vígaro ao longo de tanto tempo.

Anónimo disse...

Olhao não está sujeito à Justiça de Portugal? será verdade que olhão não pertence ao
Pais que se chama Portugal? Mas eu já vi que existem Tribunais;Policia judiciaria vinda de Faro quando faz falta; grande numero de GNRs; Grande numero de PSPs;razoavel
numero de Policias Marítimos;e outros que não vale a pena referir para não saturar o
amigo leitor.(o que será que se passa?

Anónimo disse...

Moss, até que enfim o cheiro da podridão do pântano está a incomodar.Pulgas,piolhos, percevejos,... amigos e amigas. Bem podem reforçar o exército judicial que a praga da bicharada veio para ficar, alapou-se, considera seu este paraíso. Tal como relva daninha que não é arrancada pela raiz, corta-se por cima mas volta a crescer na melhor oportunidade, com força redobrada.