segunda-feira, 4 de agosto de 2014

ALGARVE: APOLINARIO, O COVEIRO DA PESCA!

Em obediência cega ao Governo de Passos Coelho, José Apolinário, ex-secretario de estado das pescas, ex-director-geral das pescas,ex-accionista da Companhia de Pescarias do Algarve, ex-deputado, ex-presidente da Câmara Municipal de Faro, ex-quase tudo mas ainda presidente da Docapesca, mostra agora a sua verdadeira natureza de coveiro das pescas.
Em Cabanas de Tavira, entende o Apolinário que o cais ali existente é para desembarque e não de embarque, pelo que os pescadores que queiram embarcar nos seus barcos deslocar-se a Vila Real de Santo António, dando mais uma machadada nos pescadores daquela zona.
Não bastavam já os planos de ordenamento que privilegiam o uso balnear em detrimento da actividades marítimas tradicionais da região e o conjunto de opções da péssima governação deste País, como o ordenamento marítimo, senão mais esta absurda nojeira, que não surge por acaso.
A medida agora apresentada não andará muito longe da influencia e da protecção que a nova zona de aquacultura para ali definida, à semelhança do que acontece com a APA de Olhão, onde existe forte contestação por parte dos pescadores da pequena pesca artesanal da Culatra. É que fazendo os pescadores embarcar em Vila Real, com os custos do combustível, os pescadores deixam de chatear com a polémica que surgirá com a instalação das novas aquaculturas e que impedirão os pescadores do uso habitual dos seus mares de pesqueiro. Tal medida levada à pratica pode representar o fim da pesca em Cabanas de Tavira, definitivamente enterrada pelo coveiro de serviço.
A actividade da pesca está na origem da criação do aglomerado habitacional de Cabanas, sem a qual a povoação não existiria. Todas as outras actividades vieram depois e não há qualquer incompatibilidade entre elas, pelo contrário, a pesca e os seus homens, são um atracção turistica. Só não o percebem a canalha instalada no Terreiro do Paço, quando traçam a regua e esquadro o destino do nosso Povo.
José Apolinário foi só o pior secretario de estado e director geral das pescas para os pescadores do Algarve, que embora tendo nascido em Olhão, como dejecto que é, porque não foi parido mas sim cagádo, foi parar a Faro, na única vez em que os esgotos de Olhão funcionaram em pleno.
Devagar mas com passos seguros, a canalha que exerce o Poder, vai matando aos poucos os últimos resquícios do sector produtivo do Algarve e vem o Silva do Alzeimher falar na aposta do mar. Que aposta sr. Silva? A destruição das pescas?
E se fossem todos comer por onde defecam, não seria bem melhor?
REVOLTEM-SE, PORRA!

2 comentários:

Anónimo disse...

Que nível

Lulu disse...

Provavelmente o nível de quem vê tanta gente atolada na m... e ninguém a fazer nada.