terça-feira, 31 de maio de 2016

OLHÃO: AUTARCAS AUTO,MEDALHADOS!

 

A Câmara Municipal de Olhão, leva a efeito,hoje, uma pretensa homenagem ao pescador olhanense, mas desta vez, chegou a altura do presidente da câmara, António Pina e  seu vice-presidente Carlos Martins se auto medalharem.
Na verdade, a medalhada é a Ostra Formosa, a maior empresa de ostras do concelho, propriedade dos autarcas, mas em nome das mulheres.
Resta saber como se fizeram os maiores produtores de ostra, mas essa é uma história muito antiga, remontando aos tempos em que o Pina estava no IFADAP, onde aprovou o projecto metido em nome do falecido pai do, hoje, seu vice, porque a concessão era em nome dele que estava. Concessão essa de dois mil e quinhentos metros quadrados.
Logo nessa, fazendo uso do cargo de então, o Pina mais guloso por dinheiro do que as formigas por açúcar, arranjou maneira dos orçamentos serem amplamente sobre-valorizados, o que lhes permitiu arranjar um bom pé-de-meia, até porque as bancadas foram feitas tendo em conta os terrenos que haveriam de ocupar ilegalmente.
Mas ainda assim, pretendiam ocupar mais terrenos, entretanto ocupados por produtores de ameijoa quando a Ria Formosa foi desclassificada e que foram objecto de edital que os punia com 35.000 caso não levantassem as estacas. Isto, quando quatro dias antes, o Pina assinou um protocolo com a APA. Está bom de ver ou imaginar quem terá sido o autor da denuncia daquela ocupação. Os novos ocupantes, com receio acabaram por levantar as estacas, mas houve um outro que o fez, próximo, e que está a contas com um processo em Tribunal.
Foi apresentada queixa nos Serviços do Ministério Publico contra os subscritores do edital por violação do principio da igualdade de tratamento previstos na Constituição e no Código de Procedimento Administrativo. Mas foi apresentada queixa contra a antiga ocupante, a Ostra Formosa, por enquanto pessoa colectiva estar sujeita a uma coima de 250.000 euros. Infelizmente e apesar das provas, não só a APA procede contra este ocupante como o MP não decide levar a julgamento todos eles.
Resta saber se a Real Companhia de Pescarias do Algarve também será medalhada ou não. É que desta companhia foi accionista o convidado para a cerimonia, José Apolinário, outro que mais não tem feito do que viver à sombra da política.
Se o Repolho de Boliqueime, o Trocas-te, o Costa ou o Martelo, se auto medalhassem, cairia o Carmo e a Trindade, mas tratando-se de um tratante da política local, parece estar tudo bem.
Aliás, João Soares, despediu-se da secretaria de estado da pouca cultura, por uma atitude semelhante à que o nosso "amigo" Pina teve quando mandou um munícipe à merda. Porque não vai ele para onde mandou o outro, demitindo-se?
Agora, medalharem-se, até dá vontade de rir e só mostra a desfaçatez da cambada que dirige os destinos de Olhão.
Pobre concelho!
REVOLTEM-SE, PORRA! 

7 comentários:

Anónimo disse...

Essa história da ostrinhas dava pano para mangas mas era preciso haver autoridades com tomates para ver todas essas negociatas.
Já agora como pode a Directora do Parque Natural da Ria Formosa assistir à invasão de ostras exóticas vindas de França, nos viveiros do Parque Natural da Ria Formosa?
Já agora quantas toneladas dessas ostra produziu e vendeu essa empresa?
Porque razão o Sebastião Brás Teixeira da APA, quer demolir as casas ditas ilegais e cima das ilhas, e não actua perante essa ilegalidade `de introduzir espécies exóticas num espaço do Parque Natural?
É possível ocupar terrenos públicos onde os mariscadores sempre mariscaram e transformá-los em viveiros de ostras exóticas?
Quem será que encobre a ocupação ilegal de terrenos e a introdução de espécies exóticas no Parque Natural da Ria Formosa?
Medalhar-se a eles próprios, é tão ridículo que dá vontade não de rir mas de chorar!

Atento disse...

Descobri este interessante artigo do Esgano sobre uma palestra sobre a Ria Formosa em Abril de 2009 e na realidade está muito interessante
http://esgano.blogs.sapo.pt/2184.html
05
Abr 09
Palestra sobre os problemas da Ria Formosa
publicado por ESganO, às 22:30link do post | comentar

O Esgano assistiu a uma palestra, no dia 7 de Fevereiro, sobre os problemas da Ria Formosa e foram feitas algumas perguntas com respostas do biólogo do Parque Natural da Ria Formosa (Nuno Grade) e da presidente dos residentes da Culatra (Sílvia Padinha).

A palestra começou com uma pequena introdução do Nuno Grade, na qual disse que:

¨ O Parque Natural da Ria Formosa é uma área protegida devido às Aves.

¨ O sapal é uma das zonas mais importantes da Ria.

¨ Problemas da Ria Formosa:

Ø Existe a degradação da Ria Formosa;

Ø Não há conservação do património ambiental;

Ø Sobre exploração dos recursos naturais;

Ø Poluição (esgotos, embarcações a motor, águas fluviais, dragagens, etars, alteração da salinidade);

Ø Pesca por desporto;

Ø Estuários e zonas lagunares



Algumas perguntas e respectivas respostas:



As dragagens trazem uma maior oxigenação e circulação de águas?
- As dragagens não trazem benefícios para o ecossistema. A população não cumpre a legislação.



Existe um limite de descarga de água doce?
- Só se deve descarregar água doce quando tem uma largura suficiente para haver a diluição.

Existe monitorização na Ria?
- Não monitorizamos nada. Há falta de dados.
- Há um princípio mas não há um fim.



Como se organizam os trabalhadores na Ria Formosa?

- Sensibilização de pescadores e mariscadores.
- Os pneus são resíduos perigosos e a população usa-os para limitar os viveiros. Toda a actividade humana tem poluição.


Que medidas é que tomaram para prevenir a poluição e a mortalidade das espécies?
- Sensibilizar os pescadores e mariscadores.
- Não deixamos as pessoas comprarem casas na Culatra, a não ser que “vivam” para do peixe e marisco.



Os campos de golfe e hotéis destroem o Parque Natural da Ria Formosa, porquê? Porquê que o Parque não faz nada?
- Se destruírem a Ria Formosa com projectos têm que construir uma zona de prelecção noutro sítio.



Quem gere e quem controla as espécies exóticas do Parque Natural da Ria Formosa?
- As espécies exóticas são proibidas na Ria Formosa. Todas as autoridades controlam as espécies exóticas, essas vão alterar o ecossistema e podem trazer toxinas.



Qual é a estratégia politica para resolver os problemas da Ria Formosa?
- Programa de Polis e medidas da C.M. Faro.



O que podemos fazer para encontrar o equilíbrio?

- Programa Polis e tem que existir cedências de ambas as partes.



Conclusões do Esgano:

Desta palestra o Esgano conclui que esta foi interessante, mas os participantes tenham repetido as mesmas perguntas diversas vezes e os responsáveis pelo debate não respondiam com clareza às questões apresentadas.

Embora os participantes tenham indicado o Parque Natural da Ria Formosa como o principal responsável pelos problemas existentes na Ria Formosa, pensamos que estes problemas são da responsabilidade de cada um de nós.

Anónimo disse...

O cão de fila só morde à ordem e a quem o dono indicar. Dá para entender ou é necessário desenho?

Anónimo disse...

Boa malha! antão os moçes agora são o zé das medalhas e até se medalham a eles próprios?
E os vereadores do PSD e da CDU e do B.E.oque dizem a essa vergonha?
Ganda negócio esses das ostrinhas malandras heim? e as finanças sabem desse sucesso?
Como entram as ostras em Portugalse vem de França de certeza são exóticas da espécie cassostrea Gigas, ou seja são ostras do pacifico e o Parque natural não diz nada sobre essa introdução de espécies exóticas nos terrenos do Parque Natural da Ria Formosa?
Sabem que as ostras em França estão carregadas de virus? e o certificado dessas ostras foi mostrado à APA ou à DGRM?

Anónimo disse...

Lá tinha que vir o triste comuna com a cena do "cão de fila e blá blá blá..."

Anónimo disse...

Ao Atento um devido agradecimento por recordar matéria que mostra, mais uma vez, de forma inequívoca que a generalidade dos assuntos referentes à Ria têm sido inquinados e conduzidos por cérebro e mão que configuram MAFIA. Quem não deve não teme. Uma Democracia de rosto limpo, faz, desfaz, corrige, dialoga sem medo. A autoridade moral da República advém da possibilidade de ciclicamente o povo eleger para a governação gente Grande, gente Competente, gente que tenha a Autoridade Moral para incutir respeito às suas decisões, todas tomadas com vista ao bem comum, sem aproveitamento pessoal. Que república que democracia?Honra para os Republicanos, Honra para Democratas, Honra para os Incorruptíveis, Honra para todos os Portugueses que todos os dias lutam/trabalham por um Portugal Grande, melhor para todos.Sejam felizes.

Anónimo disse...

"Pica o bicho, espera pela reacção" Um cão de fila, só pode ser, incomodou-se e reagiu às 17:55.Como rosnou/bolsou comuna, os comunas que o aturem.