segunda-feira, 2 de maio de 2016

RIA FORMOSA: NOVA ETAR VAI CONTINUAR A POLUIR!


O presidente da câmara municipal de Olhão anunciou, em sessão de câmara e nas redes sociais, atribuindo-se a si os louros pela reutilização das aguas residuais descarregadas pela futura ETAR Faro/Olhão/ S. Braz.
A mentira tem perna curta como se pode ver na entrevista concedida pelo novo presidente da Aguas do Algarve ao jornal Barlavento e que pode ser lida em http://barlavento.pt/destaque/joaquim-peres-a-nova-face-da-aguas-do-algarve.
Nesta entrevista, salientamos desde já o reconhecimento daquilo que todos os intervenientes, ARH, CCDR, ICNF e o IPMA, têm recusado admitir ao longo destes anos, de que as actuais ETAR não cumprem com os objectivos a que se propunham, ou seja que efectivamente poluíam a Ria.
Reconhece ainda que tanto os bivalves como a flora reagem mal ao efluente tratado, mas mantém no essencial, a continuação do modelo de descarga.
Para as pessoas que não têm acompanhado estas questões, é fácil dizer que se é morto por ter e não ter cão, mas os impactos negativos para o meio lagunar são demasiado elevados para não continuarmos a protestar, embora admitindo que ligeiras melhoras possam ocorrer.
Para já o nível de tratamento a instalar é o mesmo, do tipo secundário com desinfecção. É normal que nos primeiros cinco anos de vida se registe algumas melhorias dada a eficácia resultante de novas instalações, melhorias essas que também se podem tornar nocivas à Ria.
A elevada quantidade de agua doce, que é disso que estamos a falar, vai alterar a salinidade na zona de descarga, matando a flora típica do meio salino. Mais, apesar das melhorias, os níveis de fosforo e azoto irão manter-se, à semelhança do que acontece com a ETAR Nascente de Olhão.
Vem, o presidente da Aguas do Algarve, dizer que o efluente a descarregar não será despejado directamente na Ria Formosa, porque irá para o Rio Seco. Uma boa desculpa para os crédulos e para quem desconhece o meio. Na verdade, as aguas dos rios e ribeiras correm por gravidade, procurando as zonas mais baixas, pelo que ao descarregar no Rio Seco, as aguas vão desaguar no sitio da Garganta e com as correntes, arrastadas até Olhão. O Rio Seco correr paralelamente à actual ETAR Faro Nascente.
O que o presidente da câmara Municipal de Olhão deveria dizer, e que vem nesta entrevista, è que a Aguas do Algarve convidou as câmaras a reutilizarem as aguas na rega de jardins ou lavagens de contentores, o que mesmo assim seria uma parte insignificante do volume de agua descarregada na Ria. E mesmo para cumprir esse objectivo mínimo é preciso que as câmaras estejam disponíveis para o fazer, o que duvidamos, porque os gastos em adutores ou combustíveis não será muito atractivo para quem parece estar aflito de dinheiro.
Já levamos há anos a sugerir a reutilização das aguas residuais para fins agrícolas, tendo até marcado presença num Simposium com o patrocínio da CCDR, ARH e Aguas do Algarve, onde o assunto foi discutido. Num power-point apresentado, a determinado trecho essa questão era colocada, dizendo-se que as grandes dificuldades se prendiam com  elevado custo inicial e a distancia em relação às zonas de produção agrícola.
Entendemos nós, que estando neste momento prevista a construção de uma nova ETAR, a mesma fosse deslocalizada para junto das zonas de produção agrícola, porque afinal os custos seriam os mesmos, mas os resultados muito diferentes.
E nesse sentido vai o processo pendente na Tribunal Central Administrativo do Sul, porque a Aguas do Algarve não respeitou a Lei da Acção Popular e de Participação Procedimental.
Que cada um retire as ilacções que entender, mas que a situaçãonão vai beneficiar substancialmente os produtores de bivalves, não vai, pelo que o caminho a seguir é o de lutar contra a construção da nova ETAR.
LUTEM, PORQUE SEM LUTA NÃO HÁ VITORIA! 

7 comentários:

Anónimo disse...

essa mentiroso do bate e foge, mentiroso compulsivo, anda a espalhar que graças a ele a nova etar vai ser do melhor que há.
há coisa benitas não ai miguelito?

Anónimo disse...

Ilações!? Quem tem dúvidas que o Olhão Livre tem razão?

Anónimo disse...

piratas só pensam em gastar milhões e continuar a dar cabo do ambiente da Ria Formosa.

Anónimo disse...

pois a nova etar ainda demora uns anos a ficar pronta, ate la continua a merda a ir para a ria , e a 2 meses do final das licencas dos viveiros nada dizem sera que as centenas de viveiristas vao ficar sem emprego?

Atento disse...

Esse novo presidente das Aguas do Algarve saiu cá um artista,quandodiz que sabe que as aguas das etars fazem mal à ria formosa e aos bivalves e depois diz que quando a etar for construída,que não se sabe quando será, as escorrências não vão para a ria mas sim para o Rio Seco.
Com os anos que vai levar a construir a nova ETAR Faro Olhão São Brás dá tempo aoRio SEco Correr para o Serro do Guelhim. em vez de correr para a Ria Formosa na zona do Esteiro da Garganta que depois vem dar aos viveiros de OLhão e Culatra.
Ele há com cada artista que só visto.pensam eles que as pessoas são PARVAS.

Anónimo disse...

A MAFIA diverte-se com o Zé Parvinho.

Anónimo disse...

pouca vergonha na ILha da Armona bandeira azul na zona da Ria, quando existem 900 fossas velhas e obsoletas a contaminar toda a Ilha.