terça-feira, 3 de março de 2015

Dragagem das Barras na Ria Formosa! Barra da Fuzeta mais uma vez esquecida.

Sociedade Polis: Dragagens na Ria Formosa avançam «a seguir à Páscoa»

.
Barra FuzetaAs dragagens na Ria Formosa deverão avançar «a seguir à Páscoa». A Polis Ria Formosa irá assinar o contrato de três obras de desassoreamento de barras e canais da zona lagunar ainda esta semana e estas começarão assim que houver visto do Tribunal de Contas.
A partir do momento em que haja luz verde para o avanço das obras, as intervenções deverão demorar «três a quatro meses» até ser concluídas, o que leva Sebastião Teixeira, presidente da Sociedade Polis Ria Formosa, a antecipar que tudo ficará finalizado «bem antes do final do ano».
Sebastião Teixeira revelou ao Sul Informação que o processo dos concursos públicos relativamente às dragagens na Barra de Tavira, da Barra de Faro-Olhão e da Barra do Ancão (Barrinha), e dos canais que as servem, estão já muito avançados e praticamente prontos a fechar.
Barco Naufragou na Barra da Armona_1Atrasado «cerca de uma ou duas semanas» está o processo da Barra do Lavajo, entre as Ilhas da Armona e da Culatra, já que um primeiro concurso «ficou deserto», estando já a decorrer um segundo. Foi nesta barra que, em Outubro do ano passado, morreu um pescador, num acidente causado alegadamente por problemas criados pelo assoreamento da zona.
As obras a avançar dentro em breve são as de desassoreamento da «Barra de Tavira, do canal de Cabanas e de Santa Luzia, com reforço da Praia de Cabanas», da «Barra Faro-Olhão e do canal de acesso, com reforço da Praia do Farol» e «da Barra do Ancão, com desassoreamento do canal que lhe dá acesso e do canal do Ramalhete, com abertura de nova barra e reforço da Península do Ancão», revelou Sebastião Teixeira.
No caso da Barra do Lavajo, além da dragagem desta ligação entre o Mar e a Ria Formosa, será desassoreado o canal da Culatra e reforçada a praia do núcleo habitacional com o mesmo nome.
As dragagens nestas zonas da Ria Formosa são uma aspiração antiga dos profissionais da pesca e do marisqueio, bem como das autarquias de Olhão, Faro e Tavira.
A ausência de dragagens tem sido um argumento usado nos protestos contra as demolições nas ilhas-barreira, já que são consideradas fundamentais não só por questões ambientais, para melhor oxigenação e renovação das águas do sistema lagunar, mas também por questões de navegabilidade e segurança.
Noticia do Sulinformação online 

Nota do Olhão Livre:
Mais uma vez os pescadores da Fuzeta são esquecidos e traidos, pelo governo traidor de Pedro Passos Coelho, as fotos acima é do canal de navegação e da Barra da Fuzeta que o Polis abriu, depois de ter  contrariado a natureza ao fechar a barra que a natureza abriu e que a então presidente da ARH Valentina Calixto fechou a mando do defunto  presidende da C.M:Olhão e actual comendador que devia ter sido agraciado com a medalha da ordem da  caca, O Cacique Francisco Leal, o fecho apresado da barra que a natureza abriu, e o Polis fechou baseados em estudos encomendados à presa, o fecho dessa barra,  só foi feita com medo que o mar viesse destruir as construções ilegais em domonio Publico Maritimo na zona ribeirinha da Fuzeta licenciadas pela C.M.OLhão  pela então ARH então presidida por Valentina Calixto, pela CCDR do Algarve e pelo PRRF,como esta que  se vê na foto:



Será que os pescadores da Fuzeta só vão conseguir ter uma barra e um porto em condições de segurança se boicotarem as eleições? É que a Barra da Fuzeta tem servido de promessas eleitorais dos partidos do arco do poder desde o 25 de Abril, e até hoje nada

Ainda este ano  mais uma vez o PSD em Olhão, resolveu por agua na fervura da revolta que estava a estalar  nos pescadores da Fuzeta, e prometeu ir resolver o probema da barra da Fuzeta,  assim sendo  promoveu uma visita guiada de uma comissão de deputados, e outros ilustres da nossa praça,  à barra da Fuzeta,  visita essa rapidinha pois estava a chuviscar, e podiam-se constipar, mas que deu para ver com os seus olhos e registaram em imagens a barra sem agua.
"Mais uma vez a montanha pariu um rato" pois a Barra da Fuzeta ficou mais uma vez esquecida pelo governo.
 

 A visita dessa comissão, só  serviu para jogar areia para os olhos dos pescadores, pois os ilustres até viram as boias de sinalização em seco, conforme se pode ver nesta foto retirado da página do f.b dos passeios ria formosa.
Imaginam os deputados que é ir pro mar de noite cerrada com a maré vazia com um canal assoreado com as boias de sinalização em seco e sem agua para sair ou entrar a barra?Saberão os deputados que de noite  no mar nada se vê  e se as boias estão em seco e se a barra não tem agua para para as embarcações navegarem os pescadores colocam a vida em perigo.
Viram a triste realidade da Barra da Fuzeta e meso assim esqueceram-se de contemplar a Barra da Fuzeta com obras prometidas há mais de 40 anos.
No mês passado uma embarcação de pesca da Ilha da Culatra, ao entrar na Barra da Fuzeta, para figir ao vendaval,  só não naufragou nessa barra porque um dos pescadores quando a embarcação deu em seco de madrugada, em cima  de um cabeço de areia, um dos pescadores atirou-se ao mar e aproou a embarcação à vaga seguinte, de maneira à embarcação não dar a volta,e naufragar  como aconteceu há meses na Barra da Armona.  há embarcação "Patricio" naufrágio do qual resultou um pescador falecido e outro salvo pelos  herois desconhecidos  da tripulação do" Alamar" e" Mestre Francisco".
Será que é preciso haver mortos para o governo fazer uma barra em condições, para os pescadores da Fuzeta poderem ir para a faina e vir dessa em  condições de segurança?  Não é obrigação do governo zelar pelas condições de segurança dos  pescadores? Quanto tempo mais ficarão os pescadores da Fuzeta sem barra e sem canal de navegação?
Será que querem acabar com a pesca na Fuzeta, para mais uma vez  sairem da gaveta os tais megalónamos projectos turisticos à beira mar, e em Dominio Publico Maritmo à imagem daqueles que estão a fazer dentro do Dominio Publico Maritimo, na zona ribeirnha da Fuzeta?
Será preciso fazer um boicote nas próximas eleições, para haver uma Barra em condições de segurança,  para os pescadores da Fuzeta governarem a vida em condições?


Sem comentários: