terça-feira, 24 de março de 2015

RIA FORMOSA: ILHÉUS INDIGNADOS E REVOLTADOS!

O texto que se segue é da autoria de um nosso leitor e não merce qualquer outro comentario que não seja:

                                   A LUTA CONTINUA!
Hoje mais uma vez, e num curto espaço de tempo, senti vergonha deste Portugal, deste desgoverno. Hoje os ilhéus mostraram o sangue que lhes corre nas veias! Hoje as pessoas quiseram mostrar o seu descontentamento, quiseram apelar por ajuda e quem melhor para nos ajudar que o nosso presidente de câmara?! Afinal a ilha da Culatra e os respectivos núcleos pertencem a Faro e temos que tirar satisfações com quem nos governa... 
As pessoas reuniram-se todas à porta da Câmara Municipal, sentaram-se em modo de protesto e por volta da hora do almoço sacaram de marmitas e toalhas de mesa e toca de transformar o largo da Câmara num autentico quintal de ilha, isto tudo na esperança que alguém ouvisse a voz do povo e se dignasse a falar connosco e qual não é o espanto quando os “habitantes" do edifício camarário que nem ratos e copiando a atitude do nosso 1°ministro, na semana passada, começaram a abandonar o edifício pelas traseiras e lá no fundo iam-se ouvindo vozes que o Sr.Presidente não estava... Ora perante esta atitude,  cansados que ninguém dê a cara e a paciência a esgotar-se à medida que a data da sentença se aproxima, os animos exaltaram-se e o protesto passou a ser feito dentro do edifício... É de salientar que a maioria das pessoas presentes eram mulheres, no entanto o resultado foram 2 carrinhas de intervenção e três carros de Policia com 5 agentes cada um, também eles invadiram a escadaria do edifício e toca de empurrar homens, mulheres e idosos. À base da força e da intimidação colocaram todos na rua e isolaram um ilhéu, talvez por ser o mais conhecido, apanharam o Lezinho e durante cerca de 30 minutos fizeram-lhe um inquérito como se de um verdadeiro criminoso se tratasse! Cúmulo foi o posto transmitir a ordem para os agentes de Faro não pararem durante a hora do almoço e isto mesmo depois das pessoas estarem fora do edifício, portanto no meio de tanto policia fardado e à civil tínhamos ali uma media de 1 agente para cada dois ilhéus... Conclusão os criminosos de Faro hoje estiveram em grande! Conseguiram fazer todos os assaltos porque hoje os criminosos eram os ilhéus que apenas e só foram gritar por ajuda! 
O presidente acabou por aparecer por volta das 14:30 e recebeu um membro de cada núcleo (hangares, farol e culatra) dissemos-lhe que o que hoje se tinha passado ali seria uma ínfima parte do que poderá vir a acontecer se as maquinas chegarem à ilha, pois ninguém está a conseguir controlar ninguém e as pessoas estão em risco de perder as suas casas. Comprometeu-se connosco que irá fazer algo na tentativa de ajudar, ficámos todos reticentes e caso não o faça cobraremos cada palavra que nos disse, a ver vamos se foi só mais uma promessa no meio de muitas que já nos foram feitas desde que este processo começou...
Finalizo dizendo que hoje mostramos a nossa indignação, mostramos que temos o direito de ser ouvidos, mas todo este aparato policial foi desnecessário!! Não roubámos! Não Matámos! Apenas lutamos com as armas que temos na tentativa de salvar aquilo que é nosso e que os nossos país construíram com as próprias mãos!!! Hoje os ilhéus revoltaram-se e passaram a ser criminosos perante a lei, no entanto vos digo, começo a ter vergonha de ser portuguesa mas nunca terei vergonha de ser ilhéu!!! A luta continua!!!!
REVOLTEM-SE, PORRA!


9 comentários:

Anónimo disse...

Quem os adormeceu durante estes anos do POLIS?
Sim, não acredite que tenham estado acordados, a não ser que á moda portuguesa o problema não nos toca.
Acordem e tenham a atenção que estão a ser utilizados por interesse partidário.
Quem os avisa amigo é!

Anónimo disse...

Não há interesses partidários que nos adormeça por mais tempo...quem vier que venha por bem...fartinhos de estarmos adormecidos,como pessoas civilizadas que somos,estamos nós ..E amigos também os há de Peniche,isso sabemos todos, os Ilhéus da Ria Formosa!

Anónimo disse...

Isso tenho a certeza, porque tenho casa nos hangares mas já acordei.

Anónimo disse...

Tirando o pessoal do núcleo da Culatra o resto era todo 2ª habitação.E mais Tavira não tem casas ilegais, Olhão já teve os ilhotes o que fez o pina? Agora tem a casa do pai que é no Farol para devender é so casa ao voto.

MV disse...

Também quero uma casa na ilha - em qualquer uma, o que tenho de fazer?

MV disse...

...Também quero uma casa na ilha, em qualquer delas, o que posso fazer?

Anónimo disse...

MV dor de corno é fundido.

Lisa disse...

Quem não tem casa nas ilhas, pensa por acaso que depois das demolições poderá usufruir da sua praia?
Eu não tenho casa nas ilhas, mas consigo perceber isso! Os projetos paras as ilhas não incluem os olhanenses, nem os farenses nem os portugueses. E isto não é conspiração! Está preto no branco no papel. Por isso não percebo estas contradições e ciumices, quando o que está em causa é o bem comum, é as nossas ilhas! O que a população de Olhão, Faro, Tavira, Algarve, de todo o país, devia fazer era mobilizar-se e defender o que é seu.
Esta hoistória do ambiente é treta! O que é que ainda não perceberam?? E não é preciso ser o Olhão Livre a dizer. Qualquer um com dois dedos de testa percebe isso.
Não é a privatização da TAP!!! É A PRIVATIZAÇÃO DAS NOSSAS ILHAS!

Anónimo disse...

Pode ir tudo abaixo eu não tenho dinheiro para ir para as ilhas, pois o barco já é caro, comer lá no restaurante não tenho condições, há praias mais perto, já deviam era ter vindo abaixo mais cedo!!!!!