segunda-feira, 30 de março de 2015

Olhão, devemos lutar!



“A manifestação é agora de manhã! Vão até à praia de Faro. Agora que são as casas dos ricos é só manifestações. Quando foram os pobres, ninguém se mexeu. Os pobres não têm dinheiro pra gasolina.” 

Estavam atrás de mim e não me voltei para ver quem falava assim.
Quem agora se manifesta não são os rico, esses têm as suas casas e os seus bens salvaguardado.
O poder ataca sempre em primeiro lugar as minorias e os mais fracos. Divide para alcançar os seus objectivos e, o pior, é que o povo alinha nesses esquemas!
Esta contradição dentro do povo, entre os que estão no mesmo barco, obriga-nos a pensar e a distinguir uma linha muito nítida entre o que é correcto e aceitável e o que é errado e intolerável. É contra isto que temos que lutar!

É certo que aqueles que agora lutam pelas suas casas já o deviam ter feito quando foram demolidas as casas dos ilhéus e da ilha de Faro, mas a “guerra” não é só esta! É bom que todos abram os olhos e deixem de ver apenas o seu umbigo.
Esta luta ganhará mais força se todos se mobilizarem contra as demolições, sim senhora! Mas também e principalmente contra a poluição e degradação da ria, contra a má gestão das actividades económicas que dela dependem, contra a corrupção, favorecimento, compadrio e roubo que reinam na CMOlhão, nas empresas municipais, no POLIS e afins.

A luta dos moradores das ilhas deverá ser a luta de todos nós. Deverá ser uma luta contra o governo e contra as medidas que causam a fome e pobeza, que destroem a saúde pública, a educação, o património cultural e económico.

3 comentários:

Anónimo disse...

eu tambem sempre estive contra as demolicoes mas é verdade que agora que as casas do farol estao em risco é que se fala e manifesta pois as ratas e coco ja foram e niguem se manifestpu , pois eu era contra as demolicoes mas sejamos justos se as ratas e coco foram demolidas porque nao demolir as do farol hangares culatra etc... pois pergunto no mes de novembro quantas pessoas pernoitavam nas ratas e coco e quantas pernoitavam nos hangares? pois reparem que as primeiras a ir sao as de quem faz vida do mar e que mesmo nao sendo unica habitacao sao os que usam as casas o ano inteiro pois se forem em novembro aos hangares ou ao farol nao está niguem, mas claro agora entalados todos lutam mas dos que realmente precisam niguem lutou e basta ver que hangares farol culatra ainda nenhuma foi abaixo mas as ratas onde estão?

Anónimo disse...

Certicimo. Povo unido. Força.

Anónimo disse...

O anónimo das 23.36 tem toda a razão.Aqules que andavam a tirar areia dos hangares junto as casas agora são muita bons.