quinta-feira, 5 de março de 2015

O que Mata a Ria Formosa é a Poluição! Afirmou Silvia Padinha da A.M.I.Culatra

Ontem na Assembleia Municipal de Faro as pessoas presentes ficaram a saber pela boca dos politicos vendidos ao pooder central,o que nós no Olhão Livre, andamos a dizer desde que os partidos do arco do poder aprovaram o POOC e o Polis Ria Formosa, ou seja,  que as demolições, previstas do POOC , e que o Programa Polis Ria Formosa é o executor,  não são em defesa do ambiente nem por causa da segurança das pessoas e bens, as demolições que estão a fazer na Ria e as que querem fazer, são de origem politica, ou seja correr com os feios porcos e maus, para que as ilhas e toda a Ria Formosa sejam vendidas a grandes grupos económicos,  que já destruiram a maior parte do Algarve, e  agora preparam o ataque  desenfreado aos terrenos da Ria Formosa, sejam eles nas Ilhas, sejam nas margens terrestes da mesma Ria Formosa, como está a acontecer na zona ribeirinha da Fuzeta,onde se  está neste momento a constriuir em Dominio Publico Maritimo, com o aval de todas as autoridades.
Silvia Padinha, na sua intervençãono Teatro das Figuras onde estiveram presentes mais de 500 pessoas, disse bem alto, que o que faz mal  e mata a Ria Formosa é a Poluição.
Aqui ficam alguns pontos da Intervenção de Silvia Padinha retirados desta noticia

"A presidente da Associação de Moradoras de Ilha da Culatra, comunidade com quase dois séculos, Sílvia Padinha criticou o uso dos dinheiros públicos com demolições com o argumento de preocupações ambientais enquanto nada está previsto para colocar fim aos cerca de 30 pontos de descargas de esgotos.
"O que mata a Ria é a poluição", discursou Silvia Padinha garantindo aos presentes que apesar da luta ser desgastante a população não vai desisistir."

As pessoas não podem ter ilusões, que se não lutarem não podem impedir, as casas que ainda estão de pé de serem demolidas, Silvia Padinha tocou no ponto fulcral da questão; O  problema ambiental  da Ria Formosa, não está nas casas mas sim na Poluição da Ria Formosa seja eles provocados pelos presidentes das autarquias de Olhão Antonio Pina, como exemplo dos 30 pontos de descarga que Silvia denunciou ontem deixamos aqui algumas fotos e os sitios onde foram tiradas.
 Esgoto da Docapesca de Olhão.


Esgoto do T em Olhão situado ao lado das bilheteiras dos Barcos da Carreira para as Ilhas da Culatra Armona e Farol.
 
Colector de esgotos situado no leito da Ria  Formosa, ao pé de 92 apartamentos de luxo Del mar village construidos em Dominio Publico Maritimo na Zona Ribeirinha da Fuzeta. e ao pé dos 12 apartamentos de luxo Viver a Ria,  Também eles contruidos em DPM.
 

Esgoto que descarrega  veneno em Faro, nas ruinas do Moinho de Maré ao pé da Horta da Areia.e que Bacalhau diz que é mentira.
 


Sejam eles provocados pelas ETARs assasinas das Aguas do Algarve,como é o caso da foto da descarga de veneno da ETAR Poente de Olhão situado a menos de 50 metros dos viveiros de amêiojoas da Iha da Lebre, e a menos de 50 metros de salinas que produzem sal tradicional e flor de sal, ou seja um atentado à saude publica.
 
Não é admissivél estarmos todos os meses a pagar fortunas por um tratamento que não é feito, a merda que sai desses canos de esgoto e das escorrências das ETARs é o mesmo, e é esse veneno que destroi a biodiversidade da Ria Formosa e destroi a actividade socio-económica de mais de 10 000 pessoas que vivem e dependem da Ria Formosa sem poluição.

É esse veneno,emitidos pelas entidades publicas,  que deu origem à desclassificaçãoà maioria  dos viveiros na Ria Formosa  de B para C,  impedindo assim os viveiristas e mariscaodores de exercerem a sua actividade nesses locais sem serem indemenizados, por excesso de coliformes fecais na carne dos bivalves.
Para acabar com estes criemss diários,  o POOC o Polis o Governo e as autarquias nada fazem,além de tentarem esconder a triste realidade.

Por isso na 6ª feira quem for a Lisboa deve gritar bem alto não só para pararem as demolições na Ria Formosa, mas também para que parem de vez com as descargas de veneno na Ria Formosa!
Sem Luta Não há Vitória!
Salvem a Ria Formosa!


5 comentários:

V.P. disse...

deixem de falar mal do pina pois ele não tem culpa da nada,se não faz mais,para acabar com os esgotos me olhão,é que não quer,pois coloca o festival do marisco congelado à frente do fim dos esgotos.
diz ele que não tem dinheiro mas onde param os 500 000 que disse já ter guardado da ambiolhão?mas diheiro é coisa que não falta para as festas festarolas e festivais que o congelado é rei.

Anónimo disse...

A associação Almargem está a ver o amiente das demolições não sabem que as obras ainda estão em curso e não vem o amiente que está nos viveiros da Ria Formosa a merda que os viveiros tem nas divisórias, agora vem criticar as demolições também devem querer uma casinha na ILHA.

Anónimo disse...

A Sílvia Padinha fez uma intervenção que me deixou bastante impressionado na maneira como apresentou os verdadeiros problemas da Ria Formosa.
O mesmo já não digo da intervenção do senhor Luís Salero procurou criar um ambiente de alguma contestação quando afirmou que o Presidente da Polis auferia 7000 euros mensais, rectificando mais tarde após intervenção do senhor José Apolinário que seriam com ajudas de custo.
Não me causou nenhuma admiração porque já me reuni num condómino na Quinta de João de Ourém em que o mesmo conhecia do assunto mas seria de interessente entregar o assunto a uma colega.
Assim vai a politica!

Anónimo disse...


Bem hajam culatrenses; Bem haja a sua liderança.

Anónimo disse...

Ora, 7000 euros mensais, mesmo com ajudas de custo, que o presidente da Polis aufere, é muita massa.
São sempre os mesmos a mamar nas tetas da vaquinha.