quarta-feira, 25 de março de 2015

OLHÃO: ISTO É ROUBO!

Na imagem acima, reproduzimos o essencial de uma factura de agua que nos fizeram chegar às mãos. Numa determinada zona de Olhão, os munícipes foram todos brindados com semelhantes facturas.
Alguns consumidores apresentaram-se na Ambiolhão a reclamar dos elevados consumos cobrados e a disparidade de desculpas leva à desconfiança de matrosga.
Na verdade, ao emitir uma factura com uma cobrança, não uma leitura, por estimativa, onde se lê leitura actual deveria estar indicado a estimativa de consumo adicionada à leitura anterior. Ao não fazê-lo, estão obrigados a que na próxima factura seja descontado o consumo agora debitado, dividindo o consumo apurado por dois, o numero de meses de consumo, e rectificar os escalões. Ninguém diz que assim não procederão, mas...
Não se trata de nenhum erro informático mas sim de uma opção mas mais uma opção errada, na medida em que o consumo assim estimado, para ser incluído na factura tem de passar pelo crivo humano, que vai fornecer ao sistema a informação. A estimativa de consumo não é automática.
Os munícipes têm direitos, e porque se trata de dinheiros públicos, que nesses direitos estivesse incluídos a transparencia naquilo para que são chamados a pagar. A transparencia e uma correcta informação não fazem mal a ninguém. A facturação, tal como se apresenta, é a porta aberta para o assalto à carteira dos munícipes, que quase precisam de um contabilista para verificar se a sua factura está correcta ou errada, mas muitos deles não terão quem os acuda.
Por exemplo, a um consumidor reclamante, disseram que poderia ser uma avaria no contador e pediram para ficar com a factura que iriam fazer uma segunda leitura e verificar  que se passava, quase dando a entender que a culpa era do reclamante. Ora, se a diferença de leituras é ZERO, qualquer consumo só pode ser debitado com recurso a uma estimativa. Sendo assim, assumam o erro, corrijam e não inventem desculpas, deixem de fazer as pessoas parvas, porque já não enganam ninguém.
Obviamente que a opção por este modelo de facturação obedece a ordens superiores, particularmente do director financeiro admitido de forma escura mas que se trata do cunhado do moço pequeno em presidente da Câmara de Olhão.
Por isso deixamos aqui  o alerta para que todos os consumidores verifiquem as suas facturas antes de as pagar e reclamem e se já a pagaram, comparem-na com a do mês seguinte e verifiquem se foram feitas as necessárias correcções.
VÃO ROUBAR PARA OUTRO LADO!

2 comentários:

Anónimo disse...

Não se deixem enganar pela roubiolhão, todos os meses entreguem o consumo do petróleo, sim por a água está quase mais cara que o petróleo, no estabelecimento da Ambiolhão. Não vamos dar hipótese de nos roubarem mais.

Anónimo disse...

todos meses pago 45 50e já pague 95e