sexta-feira, 2 de outubro de 2015

CONTRA A CORRUPÇÃO! PELA PRISÃO DOS PREVARICADORES!

Este é um dos temas tabu na campanha eleitoral que hoje termina. Nenhum partido se insurgiu contra o cancro para o País e para o Povo que é a corrupção.
A corrupção faz parte deste sistema, um sistema alicerçado na teia de interesses económicos e financeiros. Temos consciência de que só mudando o sistema, será possível dar uma resposta adequada a este flagelo.
No entanto temos de admitir que a generalidade do Povo, por desconhecimento das consequencias, "aceita" certas formas de corrupção, enraizadas que estão na nossa sociedade, como a chamada cunha ou pequeno favor e em especial quando se justifica com causas de aparente justeza.
Aquilo que preocupa a maior parte do Povo é a grande corrupção, aquela que envolve as grandes obras publicas, as contratações milionárias de serviços, as Parcerias Publico Privadas (PPP) ou os negócios ruinosos, como a venda do património publico seja ele imobiliário, empresarial entre outros.
O País tem sido governado nos últimos quarenta anos por PS, PSD e CDS, todos eles partidos clientelares com uma necessidade imperiosa de satisfazer a ganancia dos poderosos que gravitam à roda desses partidos na mira de ganhos pessoais ou de alguma forma de apoios para a actividade partidária. Aqueles partidos transformaram o Parlamento no centro da corrupção em Portugal, aprovando legislação que abre as portas a toda a espécie de negociatas.
É também por esses partidos que passa a indicação dos principais responsáveis pela Justiça em Portugal, o que ajuda a perceber como é que um determinado politico, ou ex, não foi investigado porque a Policia Judiciaria não recebeu instruções nesse sentido. Ou daqueles processos que prescrevem ou são arquivados.É toda uma conjugação de factores para nunca serem condenados e poder continuar a actividade ilícita.
Os políticos do arco da governação até aprovaram legislação que criminaliza determinados actos, mas que é ao mesmo tempo, excepcionalmente atenuante.
Como podem as figuras publicas, politicas, ser um exemplo, um modelo a seguir se estão todos atolados na lama até ao pescoço? Como podem servir de exemplo quando criam leis, como os regimes especiais de regularização de actividades, antes ilícitas ou puníveis?
Sendo certo que a alteração do sistema não se consegue pela via eleitoral, a verdade é nesta forma de ditadura democrática, ainda é possível utilizar a arma do voto para minorar substancialmente a corrupção, fazendo eleger políticos que se proponham dar um combate efectivo à corrupção, aprovando leis que levem os prevaricadores à prisão.
Por isso e porque há anos que travamos esse combate, voto PCTP/MRPP!
VOTA PCTP/MRPP!

Sem comentários: