sábado, 10 de outubro de 2015

OLHÃO. DESTRUIÇÃO DO PATRIMONIO EDIFICADO À VISTA!

A imagem acima, bastante antiga, retrata algumas das açoteias e mirantes de Olhão, agora ameaçadas por um pretenso Plano de Pormenor para a Zona Histórica da cidade.
Ainda que o dito Plano não obrigue ou imponha a sua destruição, a verdade é que habilita a tal, traçando uma cércea, nivelada por cima, descaracterizando por completo a Zona Histórica. Bem sabemos como funciona a voracidade, a gula ou ganancia de certos sectores da construção, que não desdenharão a possibilidade de aumentar a volumetria, bem como o lucro, mesmo que isso signifique a destruição do património edificado da Zona.
Se a isto juntarmos o levantamento da calçada e a sua substituição pela calçada de escarapão, para alem da construção de uma torre com 21 metros de altura, então bem podemos perceber o alcance, os objectivos, deste Plano de Pormenor.
E pensar que a Câmara Municipal gastou uma fortuna para a construção de uma chaminé junto ao Auditório Municipal para preservar a memória da industria conserveira, mas agora pretender acabar com parte da nossa história, enquanto cidade.
Lamentavelmente, é a comunidade estrangeira residente quem mais se pronuncia contra a descaracterização da Zona Histórica e até contra o afastamento dos residentes naturais, a população indígena, para a periferia.
A comunidade estrangeira quer e deseja a integração da população olhanense pelo sua maneira de ser e estar, dos seus costumes, falares e gastronomia típica, rejeitando o excesso de turismo que se vê noutras paragens e que originam a sua desertificação, durante a época baixa.
Tudo tem sido tratado no maior secretismo e na medida do possível, a Câmara Municipal de Olhão, tudo vai fazer para evitar que o Povo de Olhão se pronuncie contra quando chegar a hora da discussão publica.
Para a comunidade estrangeira, e para nós também, mais importante que as negociatas e o lucro fácil, é o restauro do edificado, mantendo a traça que sempre caracterizou aquela zona da cidade, cujas imagens têm corrido mundo, mostrando algo que é único.
Já chega de destruição, em nome de um pseudo desenvolvimento que só trouxe fome e miséria para a maioria do Povo de Olhão.
REVOLTEM-SE, PORRA!

2 comentários:

Anónimo disse...

povo de olhar vai passar fome ..acaba-se historia de olhão ..so vai haver cabrão do pina algibeiras cheio de dinheiro...filho da puta..........deviam pendurar cabrão pelo pescoço....e todos so pensam na propria barriga...pois portugal e de todos ....não e so deles....forca com eles todos já.....gatunos

Anónimo disse...

Será que um grupo de cidadãos não impede que Plano de Pormenor para a Zona Histórica da cidade seja alterado?
Será que Tribunal não impede que Plano de Pormenor para a Zona Histórica da cidade seja alterado?
Falando da chaminé do Auditório Municipal, será que naquele espaço não caberia toda a organização da CMO é que agora alugaram as lojas do falecido senhor Topa, na Rua 18 de Junho, para fazerem o Arquivo Municipal. A renda não deve ser nada barata. Políticos do meu país, gastem à vontade porque o povo paga.