segunda-feira, 4 de novembro de 2013

OLHÃO: COMO SÃO AS CONTAS DOS BOMBEIROS?

Como é do conhecimento publico, quando alguém pede os serviços de uma ambulância ou para que os bombeiros lhe vão abrir uma porta, o cidadão está obrigado a pagar um conta, ou seja a contribuir para os cofres dos bombeiros.
Ora os bombeiros fazem parte de uma entidade publica, a Câmara Municipal de Olhão, mas o que ninguém sabe, é como são apresentadas as contas da corporação, isto é como o dinheiro entra e sai ou é transferido para a Câmara.
A falta de transparencia que pauta a gestão camarária, encontra eco nas contas dos bombeiros, mas como se trata de dinheiros públicos, pagos por todos nós, temos o direito a ser informados sobre a utilização deles.
Os bombeiros deveriam ter um site com informação de interesse para a população e onde estivessem as contas, já que a Câmara nos seus documentos públicos como a Prestação de Contas não deixa perceber as receitas e despesas com os bombeiros.
A cobrança pela utilização das ambulâncias, constitui receita dos bombeiros ou da autarquia? Se é dos  e para os bombeiros, então estes devem informar da forma como o gastam, sob pena de poderem constituir um "saco" de reserva que pode ser posto ao serviço alheio à corporação. Se constituem receita da Câmara como se processa a sua transferencia? É entregue em numerário ou espécie?
Os olhanenses têm sido roubados constantemente pelo município e quando toca a dinheiro nunca se sabe onde começa e acaba o gamanço. A forma de evitar desconfianças é a publicação das continhas, mas parece que isso não é do interesse de quem manda nesta bagunça.
Quando a penúria da autarquia e pior ainda do cidadão faz cocegas no fundo da "lata da banha" tudo serve para uma escapadelas, pelo que cada vez mais se impõe a transparencia na gestão de todos os actos da administração e muito especialmente no que que concerne a dinheiro.
Com isto não se está a apontar o dedo a ninguém, nem estamos a sugerir que o dinheiro tivesse levado sumiço, estamos sim a querer saber como se gasta os poucos cêntimos que restam a cada um de nós.
PELA TRANSPARENCIA NA GESTÃO AUTARQUICA!

5 comentários:

Rui disse...

o comandante foi feito chefe dos bombeiros com um concurso à medida dele pois dizia que tinha de ter licenciatura em educação fisica,e estev em interini 1 ano à pesra que se forma-se num universidade privada.por isso nos bmo a pouca vergonha é mais que muita pois há bombeiros há mais de 15 anos de serviço que não passam de bombeiros de 3ª classe

Anónimo disse...

há mais de 15 anos que ninguem sobe nem de terceira classe, nem de classe nenhuma, porque não só os de terceira que nao subiram,infelizmente há mais, só quem passou de classe foi o afilhado do F.Leal curiosamente,porque terá sido??
A divisao de bombeiros e proteçao civil ate tem no seu quadro um funcionário da camara que nem pica o ponto, nem se apresenta nunca ao serviço,consegue ganhar salário sem nunca se saber quantos dias nem quantas horas trabalha por mes, querem que diga o nome??

Anónimo disse...

Nao admira como ja nao admira a merda do site da CMO que nada tem exposto como a LEI manda e o que esta exposto so da para rir. A obra prima e o Plano Estratégico. So para analfabetos. O que anda a fazer a oposição? Mais do mesmo. Chulos vendidos.

Anónimo disse...

Era bom perceber por onde passa esse dinheiro e qual a finalidade dele. Será que é gasto de forma útil?

Anónimo disse...

Onde anda a oposição?