quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Poluição na Ria Formosa:Cristóvão Norte chama secretário de Estado ao Parlamento para justificar,a nova classificação dos viveiros de Bivalves, de B para C na Zona de Olhão!

Nota de Imprensa
Cristóvão Norte (PSD) chama Secretário de Estado do Mar e Presidente do IPMA com urgência ao Parlamento
O PSD requereu a audição urgente do S.E. do Mar e do Presidente do IPMA para conhecer as razões que determinaram a reclassificação das zonas de produção de bivalves, em função das directivas europeias que regem a qualidade da água, facto que terá efeitos significativos na actividade económica e pode por em causa a subsistência de muitas famílias.


O deputado do PSD, Cristóvão Norte, apresentou, em Junho passado, o relatório final da Petição 123/XII/ 1.ª na Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local, a qual versa sobre a Ria Formosa, em que sustentava que “importa garantir que as decisões que influem sobre a Ria Formosa são as que melhor salvaguardam o equilíbrio do ecossistema e asseguram que as suas potencialidades são aproveitadas em harmonia com a preservação da biodiversidade, a proteção costeira e as atividades económicas que aí têm lugar. Tal não é um equilíbrio fácil, mas exige maior esforço das entidades públicas, as quais, historicamente, não têm conseguido promover um clima de confiança e credibilidade na gestão deste espaço lagunar. Importa salientar que a Ria Formosa está sob muitas tensões, aliás como o comprovam vários estudos sobre este objeto e que, nesse quadro, mal se compreende que se avolumem riscos para a sua vitalidade por efeito de fontes de poluição que podem ser controladas e que constituem gritantes violações deste meio ambiente. Está mais que na hora que as entidade públicas: Governo, autarquias e outras, bem como os cidadãos, compreendam que à proteção ambiental se associa a valorização económica como um eixo fundamental para a coesão económica e social dos concelhos tocados pela Ria Formosa. Para isso, impõe-se, desde logo e como medidas prioritárias, a execução do Programa de Dragagens previstas pela Sociedade Polis Ria Formosa, bem como a intervenção nas ETAR e nos esgotos não tratados que poluem a Ria Formosa.”
Assembleia da Republica, 28 Novembro de 2013.


Nota do Olhão Livre: Cristóvão Norte é o unico deputado eleito pelo Algarve nesta legislatura, a levantar a questão da Poluição da Ria Formosa,  no Parlamento, porque será que os outros deputados do PS da CDU e do B.E. não tem a sensibilidade para os problemas da Poluição, cada vez maior  existente nas aguas da Ria Formosa,  derivada dos esgotos Tóxicos que a C.M.Olhão, teima em lançar nas aguas de Zona de Producção de Bivalves,e  das escorrências assasinas das ETARs Poente de Olhão e de Faro Nascente, que agora deu origem a nova classificação de viveiros da Classe B para a Classe C, na Ria Formosa,onde os viveiros implantados no concleho de Olhão são prejuduicados cerca de 70%.
Saberão esses deputados,eleitos pelo Algarve, que  a comunidade de viveiristas e mariscadores de Olhão foi em tempos o maior productor de bivalves, e que hoje devido à poluição cada vez são mais os viveiristas e mariscadores que abandonam os viveiros e a actividade profissional nas aguas da Ria?
Porque razão a CMOlhão, e o seu aprendiz de presidente  Antonio Miguel Pina, teimam em dizer que não tem dinheiro para acabar com os esgotos Tóxicos directos para a Ria Formosa, sem qualquer tratamento,se continuam  todos os dias a esbanjar dinheiros publicos em festas e festarolas ,e festivais de marisco congelado, para dar a  ganhar aos amigos do costume.
A C.M.Olhão  este ano, entrou com 500 000€  de dinheiros publicos, para o festival do marisco, onde todos os anos metade das entras são à borla, é servido um enorme manjar de borla aos amigos do regime.

1 comentário:

Anónimo disse...

Falam falam mas não vejo o PSD em OLhão fazer nada para resover a situaçãoda Poluição na Ria Formosa.Nem o PSD nem os outros partidos.